SERRA DO UMBUZEIRO/BA: PARA TODOS OS LADOS GEOFORMAS DE ROCHAS MILENARES - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

SERRA DO UMBUZEIRO/BA: PARA TODOS OS LADOS GEOFORMAS DE ROCHAS MILENARES

 A pedra da Cadeira do Rei é uma geoforma de uma rocha que fica dentro do platô da serra do Umbuzeiro, zona rural de Paulo Afonso, sertão baiano.

pedra do Pato é outra geoforma de uma rocha que fica dentro do platô da serra do Umbuzeiro, zona rural de Paulo Afonso, no norte baiano.

Quando você vai subindo até o cume da serra do Umbuzeiro pode se observar várias espécies vegetais do bioma caatinga, além da ação do intemperismo químico e físico, responsável pela erosão da rocha arenítica que forma o lugar, que são características de planalto, planícies, depressões e tipos de rochas.

A cada metro que você percorre dentro do Platô da serra do Umbuzeiro, é fácil localizar uma geoforma. De longe vemos uma rocha que mais parece um castelo imperial. Todas essas rochas são uma mistura de argila com arenito, deixando uma alta resistência na rocha.

A serra do Umbuzeiro por fora tem o formato de um vulcão, por dentro o platô que tem dentro dela é como se há milhões de anos o vulcão tivesse sido congelado e parado com sua erupção. A consistência das rochas chamam atenção de todos, ásperas, endurecidas e cinzentas.
Quer se aventurar? Vá conhecer a serra mais alta do município de Paulo Afonso, no norte da Bahia.


Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE