DEVIDO A UMA AÇÃO VULCÂNICA HÁ MILHÕES DE ANOS, A SERRA DO GALEÃO GUARDA BELEZAS NATURAIS - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

DEVIDO A UMA AÇÃO VULCÂNICA HÁ MILHÕES DE ANOS, A SERRA DO GALEÃO GUARDA BELEZAS NATURAIS


Na serra do Galeão você encontra vários tipos de rochas, especialmente as sedimentares, uma mistura de argila com arenito, deixando ainda mais consistentes o solo. As rochas que variam de cor, mostram uma verdadeira caraterística de como foram formadas, possivelmente por uma atividade vulcânica.

Para se chegar ao pé da serra do Umbuzeiro, percorremos a pé pelo menos 1 hora e 3 minutos de caminhada. Nesse trecho há uma área militar que serve para treinamento de tiro.
Para chegar na serra do Galeão, que fica em todo o entorno da cidade de Santa Brígida/BA, a trilha tem nível médio, onde tem uma mistura de vegetação rasteira, juntamente com rochas vulcânicas.


Por essa trilha se chega a Toca de Mané Veio, um dos moradores folclóricos do sertão baiano.

Subindo os 850 metros de altitude da serra do Umbuzeiro.  O maior desafio foi a temperatura beirando os 40 graus. A trilha é um caminho estreito em meio à caatinga. O escasso tráfego de pessoas exige o uso de um facão eventualmente, mas nada que impeça a caminhada.


A natureza tem várias maneiras de se manifestar. O norte baiano onde está localizado o sertão do estado, geologicamente é muito rico. Cavernas, rochas, vegetação, cultura e história andam juntos.

A altura sempre cativou o homem, desde os primórdios tempos das cavernas. Há algo de místico nisso, alguma proximidade com o divino, alguma sensação de controle. Talvez faça parte do nosso subconsciente desde a época em que fugíamos de predadores e a visão privilegiada trazia alguma vantagem estratégica. Eu cheguei ao topo da serra do Umbuzeiro. Uma grande aventura!

Símbolo da fé e do cristianismo, a cruz, o cruzeiro, são manifestações religiosas que ultrapassa os séculos. Em frente ao cemitério antigo na rua que da acesso às ruínas das casas construídas pela coiteira de Lampião, dona Generosa, tem um cruzeiro marcando a existência do ponto cultural religioso do povoado Riacho.

De cima da serra do Galeão você visualiza a serra da Canastra

A flor da macambira deixa o meio ambiente ainda mais bonito.

Do buraco da águia tive essa vista panorâmica sensacional. A frente visualizamos as serras gêmeas da Ingazeira.

Os primeiros 200 metros de subida da serra do Umbuzeiro exigiu muito fôlego e disposição. A cada metro percorrido mais bonita ficava a imagem. Para todos os lados a beleza natural das rochas e da vegetação enchia nossos olhos de encantamento.

Já por volta do meio-dia estávamos no platô da serra do Umbuzeiro. Essa rocha tem o formato de uma concha, onde em um dos lados mostra a argila trabalhada pela ação do vento. Com essa galera fizemos uma trilha de muito alto astral. 

Com minha simples máquina fotográfica consegui fazer essa imagem das serras gêmeas do sítio Ingazeira. Um varedo formado por rochas e vegetação de caatinga é a única opção para chegar ao platô e ao mesmo tempo o cume da montanha.

A formação de um vulcão adormecido é um elevado de rocha no centro de uma grande planície. Uma de suas faces é vertical e a outra decai gradualmente, como se fosse um convite da natureza para que o mirante lá no alto seja alcançado.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE