A CAPITAL FEDERAL DO BRASIL QUE FUI CONHECER. UMA AULA DE ARQUITETURA E HISTÓRIA POLÍTICA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 10 de maio de 2018

A CAPITAL FEDERAL DO BRASIL QUE FUI CONHECER. UMA AULA DE ARQUITETURA E HISTÓRIA POLÍTICA

No tour que fiz por Brasília, fui conhecer de perto o Estádio Nacional Mané Garrincha, um projeto arquitetônico de Castro Mello. A construção ocupa uma área de pouco mais de 218 mil metros quadrados e possui 280 pilares de de 36 metros de altura. 
Nesse estádio sempre acontece jogos oficiais promovido pela Confederação Brasileira de Futebol e também pela Federação Brasiliense de Futebol. O Estádio tem capacidade para aproximadamente 70 mil pessoas.
O Palácio do Governo Federal ou Palácio do Planalto, localizada na Praça dos Três Poderes, é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício possui revestimento de mármore branco e quatro anexos. A rampa sempre está guarnecida por dois guardas do Batalhão da Guarda Presidencial.
A Praça Dos Três Poderes em Brasília é o centro das atenções dos visitantes. É nessa praça que se localiza a Câmara Federal, Senado Federal e o Palácio do Governo. No seu entorno administrativo, você pode encontrar todos os ministérios do governo federal, mais conhecida como Esplanada do Ministérios.
No entorno do Palácio do Planalto, você encontra o Palácio da Justiça, que é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer e com um projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, além do Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal). 
O Congresso Nacional é um dos locais mais visitados da capital federal. Caravanas e mais caravanas, o tempo todo chegam para registrar as visitas. No caso de visitas internas ao Congresso Nacional, há necessidade de agendamento para visitas de terça à quinta-feira.
O Altar da Catedral de Brasília tem formato oval. A obra foi projetada por Oscar Niemeyer, que segundo relatos, foi seu primeiro projeto arquitetônico em Brasília. A pedra fundamental dessa obra está registrada em 12 de setembro de 1958.
A cobertura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasília é toda de vidro, onde na sua parte interna, há pelo menos três anjos pendurados recepcionando quem chega nesse local religioso.
A vida é uma viagem, aproveite-a. Minha ida à Brasília foi justamente para participar de uma audiência pública sobre as violações contra os comunicadores no Brasil. Aproveitei a ocasião e fiz um grande tour para conhecer os pontos turísticos da capital federal. Conhecer a Catedral de Brasilia e a Praça dos Evangelistas, foi uma experiência sensacional.
Dentro da Igreja de Dom Bosco, uma imagem linda de Nossa Senhora. 
O Santuário de Dom Bosco fica numa igreja que a estrutura de 80 colunas revestidas de vitrais em 12 tonalidades de azul, complementadas por 4 colunas (nos ângulos) róseas e por portas em ferro e bronze, foi pensado para contar apenas com a iluminação natural durante o dia. 
A Praça dos Cristais, é um jardim de formas geométricas construído sob a forma de um triângulo (como na forma do terreno). As formas geométricas em concreto remetem às formações cristalinas, típicas da região. O conjunto foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e pelo arquiteto Haruyoshi Ono em 1970. é conhecida também como Praça Cívica do Quartel General do Exército e se localiza no Setor Militar Urbano, em Brasília
Igreja de Dom Bosco tem o seu interior belíssimo, especialmente nos momentos em que o sol adentra pelos vitrais, dando um efeito de cores e luzes fascinante. No centro pende um lustre formado por 7.400 peças de cristal murano, com 3,5 metros de altura e 5 metros de diâmetro – esplendoroso, que durante o dia se ilumina pela luz do sol e a noite parte dele a iluminação que refletirá as cores dos vitrais – representa Jesus.   
O Quartel General do Exército Brasileiro faz parte da lista de monumentos da cidade de Brasília. O projeto arquitetônico do prédio é de Oscar Niemeyer. 

O conjunto de dez edifícios é acompanhado por uma enorme estrutura em concreto: uma concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias. Entre os prédios há também o Teatro Pedro Calmon, um projeto arquitetônico ímpar.
Praça do Cruzeiro - Ponto mais alto de Brasília, tem 1.172 metros de altitude.
A primeira missa celebrada em Brasília completou 60 anos em 2017. Ela aconteceu na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, e marcou o início das obras .
A Praça Multieventos próximo ao Cartódromo da cidade de Brasilia, é local onde acontece os maiores eventos da capital federal e fica na frente do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, quatro estátuas de bronze, cada uma com três metros de altura, estão posicionadas à esquerda e à direita da entrada principal do Templo. Representam os quatro Evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e o pergaminho que trazem à mão os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra.

Quem visita o Memorial de Juscelino Kubitschek em Brasilia, logo encontra exposto o “Ford Gálaxie 500, carro particular de JK.” Uma relíquia da história política da capital federal do País.
Por fim, quem vai a Brasília, encontra um belo acervo que mostra a história de Juscelino e muito da história da construção de Brasília, a principal obra de sua carreira. Apesar de muita controversa, por abrigar toda a sorte de aberrações políticas, é difícil não se impressionar com a linda arquitetura da cidade e assim, admirar-se com a obstinação deste homem em construir a capital.
Um pé de caraibeira no centro da capital federal. Brasília, uma cidade planejada, construída com um projeto urbanístico de fazer inveja a qualquer lugar. Cada quadra com seu comércio. Ruas largas, bem sinalizadas, planas, motoristas obedientes às leis de trânsito e um jeito educado de se viver. Gostei de conhecer Brasília!

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE