TURISMO: CONHECENDO AS SERRAS GRANDE E DA BAÊTA NO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO (PARTE II) - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

TURISMO: CONHECENDO AS SERRAS GRANDE E DA BAÊTA NO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO (PARTE II)

As Pedras com cara de gente e animais. Vejam que a primeira do lado esquerdo parece com o formato do rosto de uma pessoa e as outras duas com cara de cachorro. Cada pessoa deve ter a sensibilidade no olhar. Batizamos o local como AS PEDRAS DAS TRÊS CARAS.
As georformas encontradas em pedras da Serra da Baêta, na zona rural de Bom Conselho, da pra entender o quanto a Geomorfologia está presente na região serrana da terra de Papacaça.

Enquanto fazia fotos e filmagens, passou sobre os pés desse blogueiro essa caranguejeira. Segundo o que pesquisei, as tarântulas são inofensivas para os seres humanos (mas a picada dói muito), e seu veneno é mais fraco do que uma picada de abelha comum.
De qualquer ângulo a paisagem demonstra a sua beleza. Com o tempo ainda nublado, vimos nos pés gêmeos de coco ouricuri como a natureza nos da lições. Falta o homem aprender a preservar o meio ambiente.
Depois de uma longa caminhada, precisei de uma pausa e contemplar uma vista panorâmica maravilhosa já na metade da Serra da Baêta. Mais alguns minutos cheguei ao cume da serra e tive a sensação de que não existe meio oceano, meia serra, meio rio, meio alto, meia pedra, mas, existe MEIO AMBIENTE.

Durante o tour rural encontrei o cajueiro que tem formato do número QUATRO e ao mesmo tempo serviu de moldura para um "retrato". Toda beleza você encontrar, mas, vai depender o ângulo que você ver. Até que não fiquei mal pelas mãos do "retratista".

Desse alto podemos enxergar a Vila da Serra dos Lões. Os açudes que aparecem na imagem, ficam na fazenda do empresário Marquito Ferreira. Nesse ponto o GPS marcou 500 metros de altura a nível do mar. 

No cume da Serra da Baêta você fica deslumbrado com a vista panorâmica que se perde olhando para o horizonte. As pedras com os seus mais diferenciados formatos, a ventilação natural e o clima agradável, são os motivos de fazer a gente voltar mais uma vez.
O senhor Adenilson, morador e conhecedor da região serrana de Bom Conselho, deixou seus afazeres para nos acompanhar e subirmos morro acima. Na vegetação de caatinga encontramos o "rasga beiço", "urtiga", "malícia", "macambira", "jurubeba", "catingueira rasteira" e tantas outras plantas.

Nessa foto, no topo da Serra da Baêta, visualizamos a Serra Grande. As cores das pedras se confundem com o verde da vegetação rasteira. Pena que o desmatamento deixa as serras com pouca vegetação e com isso aquece o clima, provocando altas temperaturas e desnivelamento dos períodos chuvosos.

A divisa de Bom Conselho-PE, com Minador do Negrão-AL. Por esse vale percebemos como o desmatamento tem assolado os municípios brasileiros, especialmente no Nordeste.

Uma região rica em fruticultura, porém, as estradas não ajudam para o escoamento da produção. O solo do município de Bom Conselho é rico em água, o que falta são políticas públicas para esse fim.


Do topo da Serra Grande. Uma verdadeira aventura chegar até esse ponto da serra. Mas, você é compensado com toda a vista panorâmica.
Do topo da Serra da Baêta. Ao fundo, o Distrito de Logradouro dos Leões e um pouco mais na frente, o município de Minador do Negrão, baixo sertão de Alagoas.
Para finalizar a segunda parte do tour rural, feito por esse blogueiro, deixo a imagem de um dos lado da comunidade rural do Sítio Serra da Baêta. Meus agradecimentos a família do senhor Adenilson, que foi nosso guia de turismo, ao meu filho Cláudio Igor, que esteve nos acompanhando de moto por essa região maravilhosa do município de bom Conselho. Natureza e ser humano podem conviver sem conflitos, desde que o homem preserve o meio ambiente que vive.

LOGO MAIS SERÁ PUBLICADO UM VÍDEO SOBRE OS LOCAIS PERCORRIDOS.
AGUARDEM!

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE