7 de novembro de 2016

Câncer poderá matar 5,5 milhões de mulheres por ano no mundo em 2030

O câncer poderá matar 5,5 milhões de mulheres a cada ano no mundo em 2030, quase 60% a mais em relação a 2012, devido ao aumento e ao envelhecimento da população, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (1º).

Segundo o relatório da Sociedade Americana do Câncer (ACS) divulgado no Congresso Mundial do Câncer, que acontece até quinta-feira em Paris, será essencial aumentar os esforços em educação e em prevenção para lutar contra esta epidemia que matou 3,5 milhões de mulheres em 2012. A maioria destes óbitos ocorreu em países em desenvolvimento.

“O peso do câncer aumenta nos países com rendas baixas e médias devido ao envelhecimento e ao crescimento da população", explicou Sally Cowal, vice-presidente sênior de saúde global da ACS, que compilou o relatório com a empresa farmacêutica Merck.

Este aumento também é atribuído ao "aumento da frequência de fatores de risco de câncer conhecidos e ligados à transição econômica rápida, como a falta de atividade física, a má alimentação, a obesidade e fatores reprodutivos", por exemplo, ter o primeiro filho com uma idade avançada, o que aumenta os riscos de câncer de mama.

Segunda causa de morte de mulheres

O câncer constitui, depois das doenças cardiovasculares, a segunda causa de morte de mulheres no mundo, o que representa 14% do total de mortes femininas em 2012, afirma o relatório.

Os autores observam que grande parte das 700 mil mortes anuais por câncer de pulmão e do colo do útero poderiam ser prevenidas com um combate eficiente ao tabagismo, da vacinação e do diagnóstico precoce.

O câncer de mama, o mais frequente, é a principal causa de morte por doenças oncológicas de mulheres no mundo, com 1,7 milhão de casos diagnosticados e 521.900 óbitos em 2012.

Em segundo lugar vem o câncer de pulmão, com 491.200 mortes por ano entre as mulheres. Nos Estados Unidos e na França, mais de 80% destes casos estão vinculados ao tabagismo, enquanto na África subsaariana esta porcentagem se reduz a 40%.

Um dos fatores de risco que poderia ser reduzido é a poluição interior, causada pela cozinha e pela calefação a lenha ou a carvão, responsável por 1,6 milhão de mortes de mulheres no mundo em 2010.

Já o câncer do colo do útero causa 266.000 mortes por ano. Em relação a este tipo de câncer, "90% dos casos são registrados em países em desenvolvimento. A Índia representa 25% do total de casos", detalha o relatório.

A África subsaariana, a América Central e do Sul, assim como o sudeste asiático e o leste da Europa, têm as taxas de incidência (novos casos) e de mortalidade mais elevadas.

A maioria dos casos de câncer do colo do útero pode ser evitada através da vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), e pode ser facilmente detectada através do teste de papanicolaou.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico de lesões pré-cancerígenas ou de cânceres em estado precoce também faz parte da luta contra esta doença, mas ainda está longe de ser ótimo, assim como a vacinação, afirmam os autores.

O acesso aos tratamentos e ao diagnóstico do câncer de mama também continua sendo problemático nos países em desenvolvimento.

O relatório revela uma "escassez" em matéria de radioterapia na África e no sudeste asiático, onde ao menos 30 países não contam com estes serviços.

Os países de rendas baixas e médias, onde se concentram 60% dos casos de câncer, possuem apenas 32% dos equipamento de radioterapia disponíveis.

Os analgésicos opioides, como a morfina, são subutilizados nesses países, onde os pacientes morrem sem que suas dores sejam aliviadas.

VEREADOR CHICO BENTO SOLICITA AO PODER MUNICIPAL FISCALIZAÇÃO NA VENDA DE TERRENOS

INDICAÇÃO Nº 066/2016 – Autor: Vereador Francisco Bento Soares, no sentido de que sejam tomadas providências cabíveis, relativa a vendas indevidas (por parte de particulares), de terrenos pertencentes ao Município de Bom Conselho, localizados na Travessa Professora Branca, no Distrito de Rainha Izabel, deste Município.

CANDIDATOS PRESOS PELA PF SABIAM TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2016

Candidatos presos no Ceará e no Amapá foram flagrados com o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (6). Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele recebeu o gabarito pelo celular e usou também um ponto eletrônico na sala do exame.

Para a delegada da Polícia Federal (PF) e coordenadora do Enem no Ceará, Fernanda Coutinho, a prova pode ter sido vazada. "Essa prova foi vazada de alguma forma e, não sabemos como ainda, mas os gabaritos chegaram a candidatos antes mesmo de o exame iniciar, isso é fato", afirmou nesta segunda-feira (7).

O G1 procurou o Ministério da Educação para comentar os casos, mas até a última atualização do texto não tinha tido resposta.

Neste domingo, a PF fez duas operações para combater fraudes no Enem em oito estados: Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará. Ao todo, 14 pessoas foram presas. Na operação chamada Jogo Limpo, quatro pessoas foram presas em Amapá, Ceará e Pará. Em outra ação, denominada Embuste, a polícia prendeu 10 pessoas.

O principal alvo das operações são esquemas de ponto eletrônico para passar aos candidatos as respostas e grupos que passaram para os estudantes o gabarito das provas e o tema da redação do Enem.

Segundo a delegada da PF, o candidato preso em Fortaleza na operação Embuste já tinha acesso ao gabarito e ao tema da redação por volta das 11h e 11h30 do dia da prova (horário local). Os portões foram fechados ao meio-dia, e o exame começou 12h30. "Ele levou no bolso a redação já feita, somente para fazer a transcrição na hora do exame", afirmou Fernanda Coutinho.

Fernanda Coutinho disse que, geralmente, o esquema de fraude do Enem tem um "candidato piloto", que faz a prova e informa as respostas para outro, que repassar o gabarito. Mas, neste ano, a Polícia Federal no Ceará obteve informações de que os gabaritos foram divulgados no horário da prova e antes, por meio do WhatsApp.

Em Macapá, um homem de 31 anos foi preso na operação Jogo Limpo logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o segundo dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto "intolerância religiosa", aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.

A operação, segundo a polícia, chegou até o suspeito porque havia indícios de fraude em provas feitas por ele em anos anteriores. Os agentes da PF se disfarçaram de aplicadores do exame e fizeram a prisão após o suspeito sair do local.

No Ceará, além do candidato preso em Fortaleza, houve outras três prisões. Em Juazeiro do Norte, uma mulher foi presa no desdobramento da operação Jogo Limpo com o gabarito da prova escondido na roupa. Ela foi liberada após pagar fiança.

Em Cedro, investigação que não fazia parte das operações da PF prendeu um homem flagrado com um ponto eletrônico. Em Independência, uma candidata foi presa em flagrante com um segundo celular na bolsa, com gabarito.

BLOGUEIRO ADAUTO NILO REALIZARÁ 15ª EDIÇÃO DOS MELHORES DO ANO DA CIDADE DE BUÍQUE

Marcado pela sua credibilidade, em suas 14 edições já realizadas cerca de 910 troféus e certificados já foram entregues aos profissionais e empresas que se destacam no decorrer de cada ano, o evento em si se tornou uma referência dentro do município por manter sua tradição de não vender prêmios, assim como se faz em outros na região  onde  o agraciado chega a desembolsar  R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta reais) para receber um certificado oferecido por  alguns institutos de pesquisas que nem sempre são da cidade, mais sim de outros estados.

Diferenciado  por oferecer uma noite inesquecível com shows artísticos, entrega de prêmios e tudo que pessoas notáveis  tem direito  numa entrega de prêmios, outros itens fazem parte e transformam a noite  cheia de glamour  como a decoração que este ano será mais uma vez  assinada pelo prometer Marcos Aciole.

Outra marca que passou e ser registrada foi a forma das homenagens , a exemplo de edições anteriores o nome escolhido para ser homenageado será o notável Eudes França (Mutuca) que tem uma historia rica de contribuição para cultura local, além de ser um dos mais antigos músicos da cidade  tem um currículo invejável dentro e fora do estado reconhecido pelo seu talento.
por Assessoria

RADIALISTA PAULO DANTAS COMEMORA ANIVERSÁRIO DA ESPOSA EM GRANDE ESTILO

O radialista Paulo Dantas, esteve nesse final de semana celebrando o aniversário da esposa , Joseilda. Ladeado de familiares e amigos, a surpresa aconteceu numa chácara no Distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho. Com os filhos, Ana Paula e Paulinho, a comemoração se estendeu durante todo o dia de ontem, domingo, 06 de novembro de 2016. O casal vive uma nova etapa de vida a dois. Parabéns para os compadres Paulo e Joseilda.