9 de setembro de 2016

DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO por Alexandre Tenório

Hoje 9 de setembro comemoramos o dia do médico veterinário. Além de cuidar dos animais, este grande profissional tem outras funções - você sabia que toda inspeção de origem animal seja ela leite, ovos, carne... Tem de ter o crivo de um veterinário? 
Você sabia que todo avanço no campo da medicina de reprodução para os seres humanos, começou e tem o suporte principal do médico veterinário.

A saúde de nós humanos depende diretamente do médico veterinário, por isto juntamente com o médico humano eles formam a dobradinha responsável pela a nossa saúde. Eu como veterinário formado há 33 anos, embora não exerça a profissão quero homenagear os colegas que estão na labuta diária por uma saúde melhor.
por Alexandre Tenório - Escritor e Historiador

PALESTRAS GRATUITAS NOS DIAS 13, 14 E 15 DE SETEMBRO

Com o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos sobre os tributos que incidem sobre as operações das empresas, a Unidade Agreste Meridional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) realiza no dia 13 de setembro, em Garanhuns; dia 14, em Lajedo; e dia 15, em Bom Conselho, palestra gratuita sobre tributação – das 19h às 21h, nos três municípios.

A iniciativa, resultado de parceria do Sebrae com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios e Sala do Empreendedor, tem como público-alvo os microempreendedores individuais, microempresários e empresários de empresas de pequeno porte. “Quem participar da palestra vai conseguir analisar, da melhor forma, as cargas tributárias e a viabilidade para a empresa. É um treinamento muito demandado pelos empreendedores”, destaca a analista de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), Gerlane Melo.

Em Garanhuns, a palestra acontece na Unidade Agreste Meridional do Sebrae, localizada na avenida Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, bairro Heliópolis; já em Lajedo, a capacitação será realizada no auditório do Colégio Normal, na avenida Presidente Kennedy, S/N, centro; e, em Bom Conselho, a orientação vai ser na CDL, situada na rua XV de Novembro, nº 174.

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TEREZINHA-PE AVANÇA NO IDEB E SUPERA A META PREVISTA PARA O ANO DE 2021

Foi divulgado nessa quinta-feira, dia 08 de setembro de 2016, pelo Ministério da Educação, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), referente ao ano de 2015.
Temos a satisfação de compartilhar o excelente resultado que a Educação do município de Terezinha obteve no IDEB-2015, alcançando a pontuação de 5.5, ultrapassando e muito a meta nacional projetada para o ano de 2021, que seria de 4.7.
Esse resultado evidenciou o trabalho feito com competência, compromisso e responsabilidade dos que fazem a Educação de Terezinha, especialmente toda a equipe, professores e alunos da EMAAM (Escola Municipal Abílio Alves de Miranda). Parabéns a todos pelo sucesso dessa grande conquista!
Nosso agradecimento e reconhecimento aos envolvidos nesse processo e ao governo municipal, em nome do Prefeito Alexandre Martins, pelo apoio e a credibilidade que nos foi confiada para chegarmos a um resultado tão satisfatório.

Ana Maria Gonçalves

Secretária de Educação do município de Terezinha.

PELA PRIMEIRA VEZ ELEIÇÕES MUNICIPAIS TERÁ MAIS MULHERES DO QUE HOMENS VOTANDO

Desde o pleito de 2000, o número de mulheres eleitoras ultrapassa o de homens. Mas, nas Eleições Municipais de 2016, pela primeira vez, o eleitorado feminino será maior que o masculino nos 26 Estados onde haverá votação no dia 2 de outubro.

O Brasil possui atualmente mais de 144 milhões de votantes, sendo 75.226.056 mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral – 6,4 milhões a mais que homens. Rio de Janeiro, com 53,48%, Pernambuco, com 53,42%, e Alagoas, com 53,22%, são os estados que possuem mais eleitoras nas Eleições 2016. Já Tocantins (50,03%), Mato Grosso (50,24%) e Pará (50,24%) são as unidades da Federação onde a diferença entre mulheres e homens é menor. No Rio Grande do Norte, estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino, 52,55% dos eleitores são mulheres.

Os números sobre o eleitorado feminino, a cada eleição maiores, mostram uma evolução na participação das mulheres como cidadãs. Em 2008, havia uma maioria feminina no universo de 130 milhões de eleitores. De total, 51,7% eram mulheres. No pleito de 2010, elas somaram 51,82% dos 135 milhões de eleitores. Já nas eleições de 2012, as mulheres representaram 51,9% dos 140 milhões de eleitores. Em contrapartida, apenas 31% dos candidatos das Eleições 2016 são mulheres.

O voto da mulher Em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, a mulher brasileira, pela primeira vez, em âmbito nacional, votou e foi votada. A luta por esta conquista durou mais de 100 anos, pois o marco inicial das discussões parlamentares em torno do tema começou em meados do Século XIX. A Constituição de 1824 não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício, que foi introduzido no ano anterior, com a aprovação do Código Eleitoral de 1932.

O artigo 2º deste Código continha a seguinte redação: “É eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma deste Código”. A aprovação do Código de 1932, no entanto, aconteceu por meio do Decreto nº 21.076, durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas. Mas, somente dois anos depois, em 1934, por meio da segunda Constituição da República, esses direitos políticos conferidos às mulheres foram incluídos em bases constitucionais. No entanto, a nova Constituição restringiu a votação feminina às mulheres que exerciam função pública remunerada.

Já a Constituição de 1946, finalmente, nem se preocupou em especificar os brasileiros de um e outro sexo afirmando no Art. 131: “São eleitores os brasileiros maiores de 18 anos que se alistarem na forma da lei”. Apesar de a Constituição não fazer distinção, essa diferença só foi superada, definitivamente, com o Código Eleitoral atual, de 1965. Primeira eleitora Em 1927, o Rio Grande do Norte colocou em vigor lei eleitoral que determinava, em seu artigo 17, que no estado poderiam “votar e ser votados, sem distinção de sexos”, todos os cidadãos que reunissem as condições exigidas pela lei.

Assim, o estado ingressou na História do Brasil como pioneiro no reconhecimento do voto feminino. A professora potiguar Celina Guimarães Viana é considerada a primeira eleitora do país. Desde que ela conseguiu sevu registro para votar, em 1928, a participação feminina no processo eleitoral brasileiro se consolidou. 

Agência CNM, com informações do TSE

O AÇUDE DA NAÇÃO por Alexandre Tenório

Amigo Cláudio André a sua reportagem sobre o açude da nação é oportuna. Nós tínhamos há 40 anos, uma grande reserva de mata na região serrana de nossa cidade. Estas matas foram dando lugar a campineiras, o que resultou no desaparecimento de vários OLHOS DAGUAS nesta região.
O grande problema não é a pouca chuva que vem caindo em nosso município nos últimos 6 anos, o problema é que ao desmatar, nós diminuímos a capacidade do solo de armazenar água, pois a água caída desce em enxurrada e vai embora.
Cabe ao poder público municipal o mapeamento de todos os OLHOS DAGUAS em nosso município existente e não existente e ai fazer um trabalho de recuperação destes OLHOS DAGUAS (mesmo que o OLHO DAGUA não exista mais, porém com a revitalização da área em seu contorno ele voltara a verter água), tenho certeza que o nosso secretário Natanael sabe como recuperar estes OLHOS DAGUAS, e se não soube peça ajuda aos órgãos competentes.

Tenho certeza secretário que se você fizer isto você estará deixando uma grande obra para a posteridade e sempre será lembrado por este grande feito. Natanael deixe como marca de sua passagem na secretaria de agricultura do nosso município a recuperação dos OLHOS DAGUAS.
Texto: Alexandre Tenório - Escritor e Historiador

VIAJANTE TEM CARRO TOMADO DE ASSALTO NA PE-218 EM BOM CONSELHO

Por volta das 23 horas dessa última quinta-feira, 08/09, aconteceu mais um assalto em Bom Conselho, dessa vez, em frente a antiga Perdigão. 

Segundo informações, um senhor estava passando por Bom Conselho pela PE-218, em seu veículo (marca e modelo não informados), quando foi abordado por quatro elementos armados que estavam em um outro veículo parado ao lado de um dos dois quebra-molas existentes em frente a referida indústria de lácteos.

Esse senhor, identificado pelo nome de Mauro, saiu de Caruaru no início da noite e seguia viagem com destino a capital sergipana, Aracaju, quando foi vítima desse assalto à mão armada. 

Dois assaltantes foram dirigindo o carro dele, mas, antes colocaram um pano no rosto da vítima e o deixaram perto da entrada do Distrito de Rainha Isabel. Enquanto isso, os outros dois assaltantes foram seguindo em outro veículo.

A vítima foi pedir "socorro", na casa da líder comunitária, Zélia de França, que mesmo batendo na porta, os moradores com medo, já que a região é muito perigosa, não abriram as portas logo de início.

Mas, por volta de 1 hora da manhã dessa sexta-feira, outros moradores foram ver o que estava acontecendo e encontraram o viajante só com a roupa do corpo, pois, levaram o automóvel com documentos e pertences do mesmo.

Segundo moradores da localidade, ligaram para a polícia, e informaram do ocorrido e até às 5 horas da manhã de hoje a polícia não apareceu ao local.
Ainda transtornado, o senhor Mauro foi levado para a delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência.