11 de julho de 2016

O FORROLÉGIO 2016 Tema: “Nos acordes da Sanfona, Preservando a Natureza.”

O Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, no dia 26 de junho de 2016, veio apresentar seus festejos juninos baseado no tema do seu Projeto ” Nos Acordes da Sanfona, Preservando a Natureza.”
Com vigorosa identidade e analogia cultural, o referido projeto,  está condensado em torno de si, uma série de elementos da cultura local e regional na qual se ancora a tradição junina e o seu imaginário. 
Essa colagem de imagens, sons, ritmos, crenças, valores, representações, práticas e manifestações, são teias significativas que o imaginário social abriga juntamente com outros elementos e é proveniente de várias raízes, que nem sempre é fácil o discernimento e a identificação das fontes de suas origens.
Tais manifestações veio dividas em dois momentos o primeiro, tivemos as Apresentações Culturais e em seguida A Gincana Junina, que teve-se como participantes os estudantes a partir do 4º Ano ao Ensino Médio. 
Foi utilizado a quadra esportiva (espaço de atividades físicas e dar lugar ao colorido e a animação tradicional dos festejos juninos, em ritmo cadenciado pela música junina, bem como uma arena de exposição, onde foi mostradas atividades alusivas às cidades de pesquisa em Aulas de Campo com nossos estudantes.
Adicionar legenda
As Festividades tiveram a com o abertura um grande festival eclético de imagens, com uma expressão pejorativa representada por educadores do CNSBC.
Quanto mais a nossa cultura consegue agrupar e integrar esses elementos sem fugir de suas formas identitárias, mais é considerada autêntica, pois, assim, consegue representar os valores e os sentimentos de pertença do grupo regional.
O Forrolégio é um evento que consegue reunir diversos elementos diferenciados que constituem a cultura nordestina e sintetiza várias manifestações dispersas no interior do imaginário social da cultura regional.  A ideia veiculada de que o Festejo Junino  é a marca do nosso povo,  que expressa e manifesta a nossa cultura. 
É entretecida por um conjunto de narrativas produtoras e mediadoras de sentido que constroem a teia significativa que envolve as noções de identidade regional e cultura.

 “Nos acordes da Sanfona, Preservando a Natureza.”

ESCOLHAS DE CANDIDATOS PARA DISPUTAR ELEIÇÕES EM OUTUBRO VALEM ATÉ O DIA 05 DE AGOSTO

Os candidatos que pretendem disputar as eleições de outubro devem ficar atentos as datas que estão no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso.

Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. 

A partir de agora, os partidos deverão se manter por meio de doações de pessoas físicas e de recursos do Fundo Partidário.

Convenções
Do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a promoverem as convenções para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. O primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro.

No mesmo dia, candidatos, partidos e coligações poderão pedir direito de resposta a órgãos de imprensa por contestarem afirmações e imagens que considerem caluniosas.

A partir do dia 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos. 

As tevês também não podem dar tratamento privilegiado a candidatos de forma dissimulada em novelas ou filmes.

Propaganda na internet 
O prazo para registro de candidatura nos tribunais regionais eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. 
De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h.

Comícios
Também estão permitidos comícios das 8h às 24h.  A propaganda eleitoral no rádio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. A reforma aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.

Agência Brasil

VEREADORES FICARÃO DE FORA DO GUIA ELEITORAL EM 2016

INÍCIO DO GUIA ELEITORAL 
Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. 

HORÁRIO DO GUIA
No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. 

O TEMPO DAS COLIGAÇÕES
Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h. 

COMO SERÁ A DIVISÃO DO TEMPO
A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília. 

QUEM VAI DECIDIR
O cálculo do tempo a que cada candidato terá direito será feito pelo juiz eleitoral de cada município a partir do dia 15 de agosto, prazo final para que os partidos registrem seus candidatos na Justiça Eleitoral. 

A RESOLUÇÃO
A Resolução que disciplina as regras para a propaganda prevê que o juiz deve convocar os partidos e representantes das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem um plano de mídia que garanta a todos a participação nos horários de maior e menor audiência. 

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM BOM CONSELHO

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho em parceria com HEMOPE Garanhuns, promoverá nesta quarta-feira dia 13/07 a campanha de doação de sangue.

O doador deve ter, de 16 a 69 anos, menores de 18 é necessário a presença dos pais, no mínimo pesar 50 kg, em boas condições de saúde.

As coletas será realizada no Hospital Mosenhor Alfredo Damaso de 8:00 ás 11:00 horas da manhã. O doador deve comparecer munido de documento oficial do Brasil, RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Funcional, fazer uma refeição leve antes da doação, tomar bastante líquido.

"Essa corrente precisa de você. Doe sangue e salve vidas".
Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho 
Secretária Elayne Cristine das Neves