23 de janeiro de 2016

JORNALISTAS LISOS, SEM SALÁRIOS EM BRASÍLIA. ATÉ ISSO ACONTECE NA CAPITAL FEDERAL?

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF oficiou o Correio Braziliense cobrando uma reunião entre a direção, os jornalistas e a entidade para que haja uma apresentação da real situação financeira da empresa aos trabalhadores. O pleito foi colocado por empregados em assembleia realizada na semana passada.
A empresa sinalizou disposição em realizar a reunião, mas alegou que o diretor financeiro bem como outro responsável pela área estão em férias. Com o ofício, o SJPDF quer o agendamento da reunião o mais rapidamente possível. “O Correio tem que ser transparente com seus trabalhadores. Temos visto a situação dos Diários em outras praças. Em Minas os colegas do Estado de Minas e da TV Alterosa estão realizando paralisações em razão de atrasos e falta de pagamento do 13o. Não podemos passar por isso aqui no DF”, afirma Wanderlei Pozzembom, coordenador-geral do Sindicato.
Comissão de crise
No ofício, a diretoria do SJPDF também cobra retorno da empresa sobre a reivindicação dos trabalhadores de criar uma “comissão de crise” com representação de repórteres, editores e da área administrativa do grupo Diários Associados, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas, para ter acesso a informações sobre a situação financeira e sobre eventuais medidas e mudanças no jornal.
A empresa não respondeu ao pleito. Apenas se limitou a dizer que estabeleceria um canal de diálogo com os trabalhadores sobre o tema. “A ideia de uma comissão de crise, trazida ao sindicato por trabalhadores, é fundamental para que não paire no jornal um clima de insegurança frente à situação de dificuldade financeira do jornal. Se o Correio não demonstrar disposição real para esse diálogo, teremos que buscar outras formas de viabilizar esse acompanhamento”, diz Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas

TROÇA CARNAVALESCA COM CIÊNCIA NA CABEÇA E FREVO NO PÉ

A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que neste ano passado comemorou uma década de fundação irá pelo terceiro ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde quarta-feira (03 de fevereiro) que antecede o carnaval. 
Tendo a particularidade do desfile da troça deste ano ser exclusivo apenas na cidade de Garanhuns. Tradicionalmente durante o desfile da troça acontece o lançamento estadual da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.
Veja mais no BLOGATIVO: o blog dos eventos, turismo, educação, atualidades e acontecimentos.
Texto: Amanda Maciel

MOSQUITO DA DENGUE NO LOTEAMENTO DE VAVÁ EM BOM CONSELHO SERÁ COMBATIDO COM MUTIRÃO

Meus caros leitores, há dias venho chamando a atenção das autoridades municipais de Bom Conselho sobre o surto de dengue no bairro que resido, que é o Loteamento Vereador José Araújo Tenório ou Loteamento de Vavá como é mais conhecido.

SURTO
Todos os moradores da Rua C, um das mais extensas do bairro, precisaram ir ao Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso para serem atendidos. Todos com os mesmos sintomas, ou seja, febre acima dos 39 graus, manchas avermelhadas pelo corpo, dores nas articulações, alguns com ânsia de vômito, etc.

OS FOCOS
Nisso, já foi detectado que existem focos do mosquito Aedes Aegypti, dentro da própria comunidade. Fiz o contato com a secretária de saúde, Elayne Cristine e também com o secretário de infraestrutura, Saniel Gonçalo, para que juntamente com a comunidade possamos fazer um grande mutirão para combater o mosquito. 

OS DOENTES
Diante da competência de ambos, a comunidade está confiante na ação urgente para se evitar que mais pessoas sejam picadas pelo mosquito da dengue. Na manhã desse sábado, 23/01, minha esposa, Joseane Barbosa, pela segunda vez contraiu a dengue, dessa vez, o sintomas foram mais fortes, chegando ao ponto de desmaiar e estar com as articulações travadas. Dias atrás foi a vez de meu filho mais velho, Cláudio Igor, além de mim, que por duas vezes contrai a dengue.

O HOSPITAL
Ao chegar no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, encontramos as emergência, mais uma vez lotada de pessoas para serem atendidas, sendo que a maioria do Loteamento de Vavá. 
O que nos deixou animado é que DOIS MÉDICOS, estão de plantão atendendo a população, Dr. Ricardo e Dr. Jassuí. Isso não víamos em gestões passadas. 
Diante de tudo isso vivido por mim, vejo que a saúde em Bom Conselho tem sido levada a sério, graças a abnegação e vontade de servir ao povo, da secretária de saúde, Elayne Cristine e do prefeito Dannilo Godoy.