13 de agosto de 2013

No Ceará, homem mata amigo com foice e passeia com cabeça da vítima

Um morador de rua degolou um amigo com uma foice após uma discussão na tarde desta segunda-feira (12) na zona rural de Canindé, no interior do Ceará. Segundo informações da "Folha de S. Paulo", o homem colocou a cabeça em um saco plástico e deu um passeio pela cidade mostrando-a.
Ainda conforme informou o jornal, a Polícia Civil revelou que os homens estavam desempregados e moravam juntos debaixo de uma ponte. Após ser denunciado, João Bosco Martins, 35, autor do crime, foi preso em flagrante.
Em depoimento, Martins relatou que brigou com Francisco Antônio Almeida, 42, porque, segundo ele, a vítima roubava seus pertences para vender e comprar drogas. No momento da discussão, ambos estavam alcoolizados, e Martins acabou dando dois golpes no amigo com uma foice.
Após o crime, Martins circulou pela vizinhança e relatou o crime para um morador, exibindo a cabeça do amigo dentro de um saco plástico, e contando que iria se desfazer dela.
O autor do crime foi encontrado e preso por policiais após voltar até o local onde matou Almeida e adormecer próximo ao corpo do amigo.
FONTE: BOL (Com informações do jornal "Folha de S. Paulo")

CHEGAMOS AOS 2 MILHÕES DE ACESSOS. VAMOS APLAUDIR!

Mais um marco para a blogosfera bonconselhense, especialmente para este blogueiro. Em 2 anos e 10 meses, chegamos aos 2 milhões de acessos. Queremos dividir essa alegria com cada leitor que nos prestigia com sua audiência todos os dias. A cada dia a nossa responsabilidade aumenta. Na fan page do Facebook atingimos mais de 3.300 pessoas adicionadas à página. São números que tem seus significados, sua importância. É momento para comemorarmos. Obrigado a todos!

BONCONSELHENSES TERÃO CASA DE APOIO NO RECIFE A PARTIR DE SEXTA-FEIRA

Na próxima sexta-feira, 16/08, acontecerá em Recife, a inauguração da Casa de Apoio que receberá o nome do ex-prefeito Valmir Soares, diante de um projeto de lei apresentado na Casa Dantas Barreto e aprovado pelos edis bonconselhenses. Uma caravana de pessoas sairá de Bom Conselho com destino a capital pernambucana logo cedo da manhã de sexta-feira. A inauguração está prevista para acontecer as 10 horas da manhã. Já está definido que os vereadores bonconselhenses vão estar prestigiando essa grande conquista do prefeito Dannilo Godoy, num trabalho conjunto com a secretaria de saúde, através da secretária Elayne Cristine. Com a Casa de Apoio Valmir Soares, funcionando, vai acabar aquele flagelo das pessoas que por ventura tem algum parente internado nos hospitais e ficavam sofrendo nos corredores dos hospitais públicos da capital pernambucana.

CARNE DE JEGUE É APREENDIDA NO AGRESTE

Um homem de 58 anos foi preso na cidade de Limoeiro, no Agreste pernambucano, enquanto transportava 1,3 tonelada de carne de jumento em uma Kombi, na madrugada desta terça-feira (13). Ele estava com um ajudante de 17 anos, que foi liberado pela polícia. A carne foi levada para a delegacia do município.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Paulo Gustavo, o automóvel com a carne de jumento foi interceptado pela Polícia Militar no bairro de Piralira. "A cidade tem histórico de matança e já tínhamos a suspeita do transporte de carne", afirmou.
Ainda segundo o delegado, o adolescente havia recebido R$ 30 para ajudar o homem com o transporte. Ele foi liberado e entregue à família, com o compromisso de se apresentar ao Ministério Público quando solicitado.
A carne seria comercializada no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A polícia já tem suspeitos de quem seria o proprietário da carne e tem até 10 dias para concluir o inquérito e indiciar os responsáveis. O homem flagrado com o material já tinha passagem pela polícia nas mesmas circunstâncias e vai responder por crime contra as relações de consumo e corrupção de menor. Ele foi encaminhado ao Presídio de Limoeiro.
A comercialização da carne de jumento é proibida por lei em todo o Brasil. Como o produto é fornecido por matadores clandestinos, não há controle sanitário. A carne deve ser incinerada pela Vigilância Sanitária.
Fonte: G1/PE

EM 48 HORAS BOM CONSELHO TEM 03 MORTES POR CAUSA DE INFARTO

O nome técnico é “infarto agudo do miocárdio”, mas a condição é conhecida popularmente como parada ou ataque cardíaco e acontece quando há necrose (morte do tecido) de parte do músculo do coração. Ela é a segunda causa mais comum de mortes por doença no Brasil.
O infarto perde apenas para as doenças cerebrovasculares, grupo de enfermidades que inclui, por exemplo, o derrame. Considerando a rede pública e privada, 79 mil pessoas morreram vítimas de infarto em 2010, último ano com dados consolidados no país. Só o Sistema Único de Saúde atendeu quase 75 mil casos de pessoas sofrendo infarto. 
A partir de informações do DataSUS, sistema de dados mantido pelo Ministério da Saúde, EXAME.com fez um levantamento com a quantidade de atendimentos e óbitos registrados no SUS de cada estado. Os dados não contemplam atendimentos e óbitos na rede privada, apenas em hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para comparação, não foram usados os números absolutos, mas o cálculo da taxa de ocorrências por 100 mil habitantes. 
O Dr. Emílio Zilli, médico cardiologista e diretor da Associação Médica Brasileira (AMB) chama atenção para o fenômeno da subnotificação que pode ocorrer em estados do Norte e Nordeste, onde problemas cardiovasculares podem ser registrados e detectados como outras doenças por hospitais que não são especializados. “Pode acontecer, também, de as pessoas morrerem antes de serem atendidas, e esse caso não é notificado no SUS”, explica.
Entre os dez estados com maior taxa de óbitos, seis são das regiões Sul ou Sudeste. Três sulistas ficam entre os cinco primeiros. São Paulo aparece em segundo lugar, com uma taxa de óbitos de 7,33 por cem mil habitantes.
Segundo o Dr. Zilli, o estilo de vida nas regiões Sul e Sudeste contém mais fatores de risco, como alimentação inadequada (excesso de gordura na dieta) e sedentarismo. Além disso, os dados do SUS são gerais, levando em consideração a população urbana e rural. “Em alguns pontos no Norte e Nordeste, como em Recife, por exemplo, a incidência já é quase a mesma do que em Belo Horizonte, mas ela cai quando se considera a população rural”, explica.
Outra justificativa para essa divisão nos casos de infarto está na própria característica da doença de acometer pessoas mais velhas. “Norte e Nordeste sofrem com outros problemas, como desnutrição, por exemplo, e têm uma população com menos idosos”, nota o cardiologista.
FONTE: EXAME.COM
Em Bom Conselho, no Agreste Meridional de Pernambuco, em 48 horas, morreram pelo menos três pessoas por problemas cardíacos, os conhecidos ataques fulminantes.

FUNCIONÁRIOS DA CASA DANTAS BARRETO RECEBEM 50% DO 13º SALÁRIO ANTECIPADAMENTE

GENINHO TAVARES
O presidente do Poder Legislativo de Bom Conselho, vereador Geninho Tavares, estará na sessão desta quarta-feira, 14/08, apresentando no plenário, um projeto de lei que  homenageará o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado, Valmir Soares da Silva, onde a Casa de Apoio no Recife que será inaugurada nesta sexta-feira, ficará com o seguinte título: 
CASA DE APOIO VALMIR SOARES
Uma outra informação proveniente a Casa Danta Barreto, consta que os funcionários já receberam 50% do 13º salário. 
O nobre presidente do Poder Legislativo bonconselhense, Geninho Tavares, vem mostrando eficiência, equilíbrio e ordem na Casa do Povo, respeitando cada centavo do erário público.

ADOLESCENTE QUEBRA AS DUAS PERNAS EM ACIDENTE DE MOTO

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 13/08, aconteceu uma colisão de uma moto com uma Picape Estrada na estrada do Caboje, saída de Bom Conselho para o Distrito de Caldeirões dos Guedes. Quem fez o socorro foi o Corpo de Bombeiros. O local do acidente foi numa curva sinuosa próximo chegada da cidade de Bom Conselho. A mãe do menor esteve no hospital acompanhando o estado de saúde do filho.
O adolescente de 15 anos,  João Carlos Costa Tavares deu entrada no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, com as duas pernas fraturadas. Após os primeiros procedimentos médicos, foi transferido para o Hospital da Restauração em Recife, que fica distante 280 KM de Bom Conselho. O condutor da Picape Estrada de placas PEH 6532, Gilmar de Souza Tavares, prestou socorro a vítima que estava conduzindo em alta velocidade a moto Honda Pop de placa KJL 3933 - Bom Conselho - PE.

NATALÍCIO MORRE DE ATAQUE CARDÍACO DURANTE ENTERRO

Na manhã de hoje, aconteceram dois sepultamentos, um, da jovem Ruth Barros, 16 anos de idade, vitima de edema cerebral. O outro, foi do jovem Daivison da Silva Leite de 20 anos de idade, sequestrado no domingo a tarde em Bom Conselho e encontrado morto na zona rural de Palmeira dos Índios - Alagoas. 
Durante o percusso do enterro do jovem Daivison, o senhor Natalício Ferreira da Silva, 76 anos de idade, que estava acompanhando o enterro, sentiu-se mal e teve um ataque cardíaco fulminante. Mesmo sendo socorrido por populares e levado para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, já chegou sem vida. O senhor Natalicio morava no Bairro da Cohab II, centro de Bom Conselho. Neste momento o corpo está no necrotério esperando o serviço funerário para organizar o funeral.
ATENÇÃO!
Logo, a notícia se espalhou na cidade que o Natalício que teria falecido, seria o Natalicio do Bar, mas, na verdade, o Natalicio que faleceu nunca teve um bar sequer. 

Robson Crusoé teve ataque de nervos em Bom Conselho

Por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira, 13/08, a Policia Militar, ROCAM, Corpo de Bombeiros, SAMU, foram acionados por que um cidadão de 36 anos de idade, conhecido por Robson Crusoé (nome de artista de filme), teve uma crise nervosa (surtou) e estava quebrando tudo dentro da residência em que mora, na Rua XV de novembro. Foram mais de cinco homens para imobilizá-lo e levá-lo para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso. Chegando no hospital, foi preciso amarrá-lo na cama para poder aplicar uma injeção para combater a agitação. Segundo a irmã de Crusoé, ele nos últimos dias, mesmo tomando remédio controlado, andava ameaçando-a, dizendo que iria mata-la. Hoje foi o estopim da crise nervosa, o que tinha em casa, ele quebrou, finalizou a irmã da vítima de ataque nervoso.

A FRASE DO DIA

QUEM QUISER QUE VISTA A CARAPUÇA!

O ADEUS A RUTH

Foram inúmeras pessoas que acompanharam o sepultamento da jovem Ruth Barros. O velório aconteceu na residência em que morava na Rua Capitão Lisimaco e o enterro foi no Cemitério Santa Marta, por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira, 13/08.
Amigos, colegas de classe, professores, familiares, conhecidos, vizinhos, foram dar o último adeus a jovem Ruth Barros, 16 anos de idade, aluna do CERU, falecida na noite de domingo, vitima de um edema cerebral, segundo laudo do IML, pelos menos foi a informação repassada por um membro da família.

COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO

A BARRACA DA FAVA
Originalmente ela iniciou suas atividades ao lado da igreja matriz. Era montada toda sexta-feira e tinha uma dimensão de aproximadamente 6x8mt, era coberta com uma lona locomotiva e ficava funcionando até o amanhecer do domingo, quando era desmontada para na próxima sexta-feira ser montada de novo.
A sua proprietária era dona Terezinha Macário, senhora de cor morena escura, estatura baixa, cabelos quase brancos envoltos por um lenço de cores vivas, sempre foi bem cheinha e tinha um problema crônico no joelho direito, sempre calma e de fala mansa ia atendendo a todos com satisfação e galhardia, em pouco tempo a BARRACA DA FAVA tornou-se um referencial para os NOTÍVAGOS (PESSOAS QUE CURTEM A NOITE).
A BARRACA DA FAVA servia uma deliciosa FAVA acompanhada com arroz, salada de tomate e cebola que podia ser acompanhada por carne de boi ou porco assada na brasa, galinha de capoeira guisada, bode guisado, ou carne de boi guisada. Só tinha isto mesmo, porém o tempero de dona Terezinha Macário era muito bom, todos que frequentavam a BARRACA, se deliciavam com estas comidas.
A BARRACA DA FAVA era um lugar democrático, ali frequentavam bêbados, vagabundos, malandros, professores, doutores, todos em uma completa harmonia. O mais importante é que dona Terezinha servia a todos, da mesma maneira, não tinha preferência por ter mais dinheiro ou título, para ela, eram todos fregueses.
Devido o grande movimento, a barraca foi impedida de funcionar naquele local, pois estava atrapalhando o funcionamento tanto do fórum, como da igreja. Quando a barraca era desmontada ficava muita sujeira e principalmente o fedor de mijo, pois como na barraca não tinha banheiro, o pessoal mijava na calçada da igreja.
A barraca foi transferida para o lado do mercado de carne, onde hoje existe uma feirinha e no dia de sábado a feira da troca.
Ao se transferir para este local, a proprietária achou por bem ficar permanentemente com a barraca armada. Montou uma estrutura de lona e cimento, um banheiro improvisado, que só homem podia usar, e aumentou o tamanho da barraca, ficando algo em torno de 6x10 metros. A transferência para este local não fez bem a barraca, pois como passou a ser aberta permanentemente 24 horas por dia, 7 dias da semana, 30 dias do mês, passou a atrair tudo quanto era de bêbados e vagabundo, e aquilo que era uma coisa romântica para os notívagos, passou a ser um lugar perigoso, não havia um dia que não houvesse confusão, então as pessoas da sociedade deixaram de frequenta a barraca.
Depois de muita confusão e briga, aconteceu um assassinato na barraca, isto foi a gota d’agua para o seu fechamento, que se deu no governo de Audálio Ferreira. Uma coisa que também influenciou o seu fechamento foi o monstrengo que era esta barraca, formada por uma lona locomotiva velha e sem nenhuma estrutura urbanística.  

A comida servida na barraca da fava, jamais será esquecida por aqueles que um dia provaram.