6 de janeiro de 2013

COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO


Alexandre Tenório - Escritor

WALMIR SOARES 
(O DRAGÃO) 
PARTE XII
Walmir pegou a prefeitura de Manuel Luna desorganizada, com pouco tempo organizou a prefeitura, iniciando uma das maiores gestões da nossa história administrativa, e para culminar com esta boa gestão, foi dado mais dois anos de governo.
Walmir reformou o hospital, onde você tinha uma parte com bons apartamentos, Walmir comprou vários carros, caçambas, ônibus e ambulâncias.
Cada distrito passou a contar com uma ambulância. O vereador Manuelzinho da Barra deu uma virada com uma ambulância, no outro dia Walmir comprou outra. Construiu o CENTRO SOCIAL URBANO, no local aonde era o estádio municipal Luiz Crespo, e construi um novo estádio com arquibancada e tudo que se tinha direito, e colocou o nome do nosso esportista maior “JORGE TORRES MEIRA”.
Construiu o colégio CERU, fez uma nova Praça Dom Pedro II, que foi um grande erro, pois poderia ter reformada a praça antiga e não ter derrubado as suas palmeiras imperiais, e feito uma praça cheias de canteiros, que não ficou bonita, e depois teve de ser destruída no governo de Daniel Brasileiro, dando lugar a esta belíssima praça atual.
Fez vários calçamentos, ampliou a prefeitura com um novo anexo, fez o prédio da câmara municipal, todos os distritos tiveram uma obra sua, especialmente a Rainha Isabel, onde ele fez o maior governo que aquela localidade já teve, e passando por muitos anos como um reduto eleitoral fiel a ele.
Com o seu jeito concentrador ele fez uma grande administração, porém consegui aumentar o números de inimigos, e o seu poder passou a ser praticamente absoluto, isto fez com que ele se tornasse mais arrogante do que nunca, pois naquela altura era já era um dos homens mais rico de nossa cidade. Walmir tinha o poder político, tinha o poder financeiro e tinha credibilidade em toda região, pois era bom pagador, a prefeitura comprava e pagava em dias duas obrigações.
Walmir não preparou o seu sucessor, nem dentro da família nem entre os amigos, ele pecou do mesmo jeito que Manuel Luna tinha pecado. Chegado a hora da sua sucessão e o grupo não tinha um nome forte para disputar as eleições, e para complicar as coisas, o grupo de Manuel Luna se juntou com o grupo de Arnaldo Amaral. Esta junção se deu nas eleições legislativas de 1986, quando Arnaldo Amaral apoiou a candidatura de Manuel Luna a deputado e este foi eleito, e Manuel Luna ficou comprometido a apoiar Arnaldo Amaral para prefeito nas eleições municipais de 1988.
Walmir tinha o poder da saúde em nosso município e era quem geria o hospital Monsenhor Damaso, quando Manuel Luna foi eleito deputado e Arraes Governador, o hospital passou para o estado, então Walmir num acesso de fúria, mandou dilapidar todos os apartamentos que ele tinha feito no hospital com recursos da prefeitura, deixando só a estrutura física, sem porta nem bacia de banheiro nem nada, foi um grande erro dele, pois isto foi explorado politicamente durante muito tempo.
Walmir comprou uma casa velha junto da serraria de Luiz Serra Pau, e lá construiu uma clínica da prefeitura, esta clínica iria fazer frente ao hospital, infelizmente esta clínica nunca decolou, e terminou sendo um elefante branco.
TEMOS MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR

VIZINHOS SE ESTRANHAM E UM SAI FERIDO GRAVEMENTE

Aconteceu na noite deste domingo, 06/01, na Rua dos Guararapes, centro de Bom Conselho, o primeiro ocorrido violento do ano. 
Segundo informações policiais, Josenilton Batista do Nascimento, 32 anos, conhecido por Neguinho (que tem um mercadinho na referida rua), entrou em discussão com Carlos Antônio Oliveira da Silva, vulgo Carlão, de 36 anos, que desferiu o disparo contra o mesmo. Carlão se evadiu e está sendo procurado pela polícia. Vítima e acusado são vizinhos. Outras informações constam que o tiro atingiu o pescoço da vitima que foi enaminhado às pressas para o Hospital da Restauração em Recife. Até o momento não temos mais informações sobre a situada de saúde da vitima.

ACUSADO DE HOMICIDIO EM PERNAMBUCO É PRESO EM DELMIRO GOUVEIA - AL

Policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes-9ºBPM) e guardas civis municipais (GCMs) da cidade de Delmiro Gouveia conseguiram capturar na tarde desta quarta-feira (2), no Distrito Barragem Leste, o jovem Alecsandro de Morais, 24, que era foragido da Justiça do Estado de Pernambuco, acusado de homicídio.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, Major PM Leandro, a prisão ocorreu depois de algumas denúncias de moradores da povoação. O oficial relatou que Alcsandro ainda tentou escapar da investida policial pulando alguns muros dos quintais de várias residências, mas os GCMs, juntamente com Pelopes, conseguiram deter o foragido que foi conduzido à delegacia regional do município onde foi constatado um mandado de prisão em aberto a seu desfavor.
De acordo com a determinação judicial, o jovem juntamente com outros dois identificados como Adevan e “Olho de Peixe” teriam assassinado o cunhado de um oficial da Polícia Militar pernambucana, crime este ocorrido em 2011. Desde então, a Justiça daquele Estado vizinho tinha determinado a prisão dos três. Dois deles já estão encarcerados e o outro, Adevan, continua foragido.
FONTE: MINUTO SERTÃO

TENTATIVA DE HOMICIDIO EM BOM CONSELHO

DAQUI A POUCO INFORMAÇÕES DE UMA TENTATIVA DE HOMICIDIO EM BOM CONSELHO. AS INFORMAÇÕES PRELIMINARES, CONSTAM QUE PESSOAS ESTAVAM BEBENDO NUMA RESIDÊNCIA E HOUVE UM DESENTENDIMENTO ENTRE DUAS PESSOAS. UMA DELAS SACOU DE UMA ARMA DE FOGO E FEZ UM DISPARO CONTRA UM CIDADÃO CONHECIDO POR NEGUINHO QUE TEM UM MERCADINHO NA RUA DOS GUARARAPES, CENTRO DE BOM CONSELHO. OUTRAS INFORMAÇÕES CHEGARAM A REDAÇÃO DO BLOG, AFIRMARAM QUE O TIRO PEGOU NA REGIÃO DO PESCOÇO E NESTE MOMENTO A VITIMA ESTÁ SENDO LEVADA PARA O HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO EM RECIFE. O OCORRIDO SE DEU POR VOLTA DAS 20:30H DESTE DOMINGO DIA 06 DE JANEIRO DE 2013. 
DAQUI A POUCO MAIS INFORMAÇÕES.

UM MORTO, OUTRO FERIDO. TRÊS HOMICIDIOS E DUAS TENTATIVAS EM SEIS DIAS DO NOVO ANO.

Um jovem identificado apenas como “Maçaranduba” de idade não revelada foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no início da tarde deste domingo (06), no Loteamento Sebastiana Gaia, periferia do município de Palmeira dos Índios.
Segundo  a Polícia Militar, testemunhas teriam visto quatro homens que estavam em um Fiat Uno de cor branca e placa não anotada fazendo os disparos contra as duas vítimas. “Maçaranduba” não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito no local.
Outro jovem identificado como José Adilson dos Santos de 22 anos, estava em companhia de “Maçaranduba”, e também foi atingido pelos disparos. Mesmo baleado, José Adilson conseguiu correr e pular um muro de residência para não ser executado.
José Adilson foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional Santa Rita. Segundo a Polícia a vítima foi atingida com um disparo na perna e não corre risco de morte.
A princípio a Polícia acredita que o crime tenha como motivação um acerto de contas, pelas características como foi praticado, uma vez “Maçaranduba” segundo testemunhas era usuário de drogas.
A Polícia Civil foi acionada para realizar os trabalhos no local do crime e em seguida o Instituto Médico Legal (IML), de Arapiraca para onde o corpo foi removido para o procedimento de necropsia.
FONTE: TODO SEGUNDO.COM.BR

ANIVERSÁRIO DE ELISÂNGELA...

Maria Dona, Elisângela (aniversariante do dia) e Hermane Ulisses.
TODO MUNDO FOI PARABENIZAR ELISÂNGELA POR MAIS UM ANO DE VIDA...
HERMANE ULISSES E CLÁUDIO ANDRÉ, AMIGOS DE LONGAS DATAS E EX-COLEGAS DE TRABALHO. RELEMBRAMOS MUITAS HISTÓRIAS INTERESSANTES QUANDO TRABALHAMOS NA RÁDIO PALMEIRA FM.
UMA TURMA ALEGRE COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DE MINHA AMIGA ELISÂNGELA
Hoje fui visitar uma amiga minha, que é mesmo ser minha irmã, refiro-me a Elisângela, filha de Maria Dona da Hermes em Palmeira dos Índios- AL, que esteve aniversariando. Tanto Elisângela, Maria Dona, e o meu colega radialista, Hermane Ulisses, sabem de minha história, especialmente no tempo de vacas magras, naquele municipio, onde morei por 16 anos. São Pessoas que tenho um grande apreço, são pessoas que me ajudaram quando mais precisei, são pessoas que tenho um enorme carinho. Quando chego na residência deles, me sinto em casa, sou tratato como um filho da casa. Hoje, fui comemorar o aniversário de minha amiguinha Elisângela, ao mesmo tempo dizer-lhe obrigado por tudo e deseja-lhe muitas felicidades.