15 de agosto de 2011
COLUNA ENSAIO GERAL POR ALEXANDRE TENÓRIO
![]() |
Alexandre Tenório
O contador de histórias...
|
A CERVEJA (PARTE II)
Sai correndo para casa para mostrar a minha avó o kit, chegando a casa fui indagado sobre o porquê de tanta ânsia e o que era aquele pacote enorme, expliquei que era um kit para produzir cerveja, a minha avó com desconfiança disse que só faltava isso. Tomei café o mais rápido possível, para começar a fazer cerveja.
Desembrulhei o pacote e lá estava todos os ingredientes e produtos como tinha sido mostrado no anúncio, realmente a firma era idônea. Peguei o manual e comecei a ler, pelo que li, a coisa não era tão fácil como o anúncio mostrava, tinha de ter tempo e paciência para produzir a cerveja, porém como o desejo de ter minha própria cerveja era maior que todas as dificuldades que se apresentavam, resolvi iniciar o feito da cerveja CORRENTÃO, imediatamente.
O manual dizia que higienização era um fator determinante no sucesso da empreitada, o primeiro passo foi lavar as 24 garrafas de cerveja com detergente neutro e depois colocar em um caldeirão com água a 90ºC (para chegar a esta temperatura usei o termômetro industrial) para tirar todas as bactérias e fungos, este processo levou uns 30 minutos.
Retirei as garrafas da água e coloquei para secar de boca para baixo.
Peguei 150 gramas de fermento cervejeiro e coloquei num copo com 200 ml de água mineral e reservei em seguida, dilui o lúpulo na água e reservei, coloquei 15 litros de água mineral numa panela e juntei o pacote de cevada, bem como o açúcar cristal, e comecei a mexer, quando a temperatura chegou aos 45ºC, desliguei o fogo e esperei 15 minutos, pasados os 15 minutos, voltei a ligar o fogo e quando a temperatura chegou a 55ºC, desliguei o fogo e esperei outros 15 minutos, passado esse tempo, acendi o fogo e quando a temperatura chegou aos 65ºC, desliguei o fogo por 30 minutos, passados os 30 minutos, acendi o fogo e quando a temperatura chegou aos 72ºC, desliguei o fogo e esperei 15 minutos.
Coloquei um pouco da mistura numa panela e coloquei cinco gotas de iodo, se o produto ficar alaranjado o mosto está no ponto, se não, tinha de refazer a etapa dos 65ºC, graças a Deus a solução ficou alaranjada.
POR HOJE É SÓ.
AGUARDEM PARA SABER O RESULTADO NA PRÓXIMA SEMANA, LHES PROMETO QUE EU TERMINO ESTA EPOPÉIA...
ELEIÇÃO NÃO SE GANHA COM APENAS 200 VOTOS
Existem vários ingredientes para se ganhar uma eleição, menos com 200 votos apenas. Tenho observado em minhas andanças pelo municipio de Bom Conselho que tem gente se auto-enganando, mas algo me chama atenção. Tem pessoas de todo tipo querendo ser prefeito (a) da terra de Papacaça, como se administrar fosse um jogo de sinuca, que basta apenas acertar a caçapa. Existe um tipo de jogo que pode se identificar com a politica, o xadrez. O jogo de xadrez se refere a maneira extratégica que o jogo tem do inicio ao fim. Geralmente, quem sabe jogar xadrez pode tranquilamente entrar numa disputa eleitoral, pois, para o xadrezista a estratégia, a manipulação das pedras, a espera do momento certo de conseguir avançar no terreiro do adversário, torna-se de maneira imponente cada discurso, dar passos importantes para a grande conquista. Em trocados e miúdos, quero dizer que eleição se ganha com grupo, com gente, com apoios sólidos, com estratégia de marketing, com o cara a cara com o povo, com boas propostas, com propostas fáceis de concretizá-las. Em Campanha politica existem promessas igual a música de Luan Santana "Te dou o sol, te dou o mar prá ganhar seu coração, você é raio de saudade, meteoro da paixão"... Cuidado! Abra do Olho! Meteoros são particulas de poeira ou rocha que ficam voando no espaço a alta velocidade, parafraseando, digo, na politica as particulas são as promessas...
VEREADOR LUIZINHO O MAIS COTADO PARA A REELEIÇÃO EM 2012
![]() |
Luizinho da Malharia - O articulador |
O vereador Luizinho da Malharia vem sendo um dos mais cotados para consagrar sua reeleição no próximo ano. O nobre vereador é matrero, sabe articular-se, tem um trabalho de assistencialismo na região do cinturão verde. Na Lagoa Grande, Feijão, Angico, Lagoa do Gerimum, Serra Verde e adjacências, o homem é adorado. No esporte amador tem seu serviço prestado, é muito querido pelos donos de times amadores na zona rural de Bom Conselho. Diante de tanto ingrediente de trabalho, Luizinho da Malharia continua um nome forte na disputa da reeleição. Independentemente de ser governista ou não, Luizinho, já vem trabalhando para ser o mais votado em 2012.
PARTICIPAÇÃO DO LEITOR
De: ELIEZER COLATINO
Para:claudioandreopoeta@bol.com.br
Para:claudioandreopoeta@bol.com.br
ASSUNTO:
Lixo de Bom Conselho
Verifica-se que o lixo dos Distritos também é transportado para Bom Conselho.
O Vereador Arnaldo Pintado comentou que a Prefeitura é proprietária de 2 (duas) tarefas de terra em Rainha Isabel, mas inapropriada para aterro sanitário. Pergunta-se: porque a Prefeitura não efetua a venda ou troca do imóvel por outro destinado ao lixo daquele Distrito, reduzindo-se os custos com transporte do lixo?
Com relação a redução de custos com transportes, o piçarramento de estradas é outro indicador do desperdício de recursos, pois a Prefeitura poderia desapropriar pequenas áreas de piçarro próximas às estradas que necessitam daquele serviço, evitando-se, dessa forma, o transporte do piçarro de uma jazida para longas distâncias, dentro do município. Os custos com as indenizações seria mínimo, pois trata-se de áreas improdutivas.
Fonte do Governo municipal alega que a Administração não quer se indispor com os proprietários. Será que o estão se esquecendo do peso político entre se indispor com proprietários ou com a população carente do serviços? E o cofre público não teria economia de recursos, destinando-os para outros investimento em prol do munícipes?
CONSELHO DE SEGURANÇA DE BOM CONSELHO SERÁ DISCUTIDO NESTA TERÇA
Nesta terça-feira dia 16/08, às 9h da manhã, na Câmara de Vereadores de Bom Conselho, acontecerá a Primeira Reunião para a Formação do Conselho Municipal Gestor de Segurança Pública. Neste evento será discutido a modernização, capacitação e comunitarização da Guarda Municipal de Bom Conselho e a implantação de politicas públicas mais eficazes na prevenção à violência. Quero agradecer aos que compõem a GM e secretaria de administração da terra de Papacaça. Particularmente tenho visto de perto a luta de Zé Ilton, Felipe Ferraz e todos que compõem a guarda bonconselhense. Realmente, a GM está tendo conquistas. Estão aí dois nomes bons para pleitear a vereança.
QUANDO TEREMOS UM ATERRO SANITÁRIO?
A cidade de Bom Conselho está precisando ter um aterro sanitário com urgência. Talvez alguém não ache desta forma por que está um pouco distante da cidade, mas, a realidade que podemos nos deparar é a mais chocante possível. Semana passada depois da reportagem que fizemos, repercutiu em toda região. Está na hora da população, sociedade civil organizada, poder judiciário, câmara de vereadores, prefeitura, buscarem uma solução para o problema. É uma questão social, humanitária e de saúde. Será que ainda vai ter gente contra essa realidade? Na coleta de papelão usa-se sacos (foto) de 20 Kg para colocar em cima de um caminhão e ser vendido, daí, surge a renda dos "trabalhadores do lixo". Já imaginou a situação do lixão no período de chuvas e aqueles pais de familia tendo como única opção de sobrevivência? Reflita. Opine. Comente.
Assinar:
Postagens (Atom)