Bom Conselho, cravada no agreste meridional de Pernambuco, dividindo com Alagoas, tem belas paisagens, especialmente na região serrana. Na foto ao lado, podemos ver a Serra do Sitio Amargoso. Neste periodo de inverno o Sitio Amargoso tem uma cachoeira belissima. Uma queda d'água de mais de 30 metros de altura. Um espetáculo da natureza. Vale apena conhecer. O que falta no município bonconselhense é trabalhar o ecoturismo. Potencial o município tem. Falta incentivo.
1 de junho de 2011
Continua suspensa eleição para direção da Câmara de Tanque d´Arca
O juiz convocado José Cícero Alves da Silva manteve suspensos os efeitos das eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tanque D'Arca e a autorização para realização de novas eleições, determinados pelo juízo de primeira instância em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual. A presidência e a vice-presidência do Câmara vem sendo exercida pelos vereadores José Valmir Bezerra e Juvenil Lopes de Oliveira desde 2005 e a Lei Orgânica Municipal proibe a recondução aos cargos por mais de um período subsequentes.
“Da simples leitura do que dispõe o texto normativo […] se depreende a impossibilidade de se admitir a eleição indefinida dos integrantes da Mesa Diretora, visto que está vedada a reeleição além de um único período subsequente. Interpretação diversa representaria manifesto desprezo à expressão legal destacada, o que não poderia ocorrer em vista do conhecido brocardo de que não há, na lei, palavras utilizadas inutilmente.” salientou.
A Câmara Municipal de Tanque D'Arca pediu a reforma da decisão para que os membros eleitos fossem reconduzidos aos cargos, alegando que, ao contrário do que foi afirmado no julgamento, a eleição, realizada em sessão ordinária do órgão, com a devida publicidade e convocação pessoal de todos os vereadores, foi plenamente regular.
O órgão afirmou também que a reeleição dos mesmo integrantes seria plenamente cabível e que não violaria as proibições legais e constitucionais sustentadas pelo MP.
De acordo com os documentos presentes no processo, a mesa diretora da Câmara do município, eleita para o biênio 2011/2012 em novembro de 2010, conta com os mesmos componentes que ocuparam a presidência e a vice-presidência em, pelo menos, dois períodos anteriores, o que não ocorre nos cargos de primeiro e segundo secretários. A vedação da eleição não foi a única irregularidade apresentada pelo Ministério Público, que também mencionou a possibilidade de ter ocorrido a eleição sem a devida publicidade e sem a prévia convocação dos demais vereadores. Matéria referente ao julgamento do Agravo de Instrumento nº 2011.002182-6 publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (01).
Vereadores denunciam à justiça que município tem 'duas Câmaras'
Um fato para lá de inusitado tem causado transtornos no município de Traipu, no interior do Estado de Alagoas. A cidade possui atualmente duas Câmaras de Vereadores, sendo uma com quatro integrantes e a outra – recém empossada – com cinco vereadores, todos da base do prefeito Marcos Santos.
A informação chegou à imprensa na tarde desta quarta-feira, 1º de junho, quando os quatro vereadores da chamada Câmara oficial, procuraram o Ministério Público Estadual para pedir ajuda e acabar com o ‘racha’ e confusão estabelecida na cidade.
Segundo a presidente da Câmara, Conceição Tavares, tudo começou na sessão ordinária do dia 18 de maio, quando vereadores protocolaram um requerimento solicitando o adiamento da sessão posterior do dia 24 para o dia 27, em razão de um encontro de vereadores em Brasília. O requerimento teria sido aprovado e o comunicado da mudança divulgado no prédio da Câmara e em carro de som.
Conceição disse ainda que a sessão estava sendo acompanhada por dezenas de professores, que aguardavam a aprovação do reajuste salarial da categoria. Esta e outras matérias tiveram que ser adiadas porque a base do prefeito na Casa não compareceu à sessão.
A grande surpresa, conforme Conceição, foi que no dia 24, os cinco vereadores se reuniram em outro local, alegando que a presidente estava obstruindo a realização da sessão, e votaram sua destituição do cargo, o reajuste do salário dos professores, outras matérias de interesse da Prefeitura e uma nova Mesa Diretora.
“Fizeram uma representação contra mim, votaram uma série de matérias sem respeitar os pareceres das comissões da Casa. Como a cidade é pequena ficamos sabendo de tudo isso extra-oficialmente porque ninguém sabe como tudo ocorreu e com base em quê estão levando história adiante. Nem o juiz da Comarca da cidade, nem os professores, muito menos os vereadores que estavam em Brasília tomaram conhecimento exato das decisões dessa nova Câmara”, disse Conceição.
Os quatro vereadores da primeira Câmara foram até o Fórum e impetraram uma ação ordinária para pedir que o Juiz convoque o segundo presidente, Marcos André Silva Melo, para prestar esclarecimentos sobre o fato.
SERÁ QUE ISSO TEM HAVER COM DEMOCRACIA?
UM TRÂNSITO DESORGANIZADO É SINÔNIMO DE CIDADE SEM LEI
Mais do que na hora! O Projeto do vereador Petrúcio Borges que foi apresentando na sessão da câmara realmente ajudará a resolver a problemática de Bom Conselho. Agora, se faz necessário o apoio de toda a sociedade bonconselhense. Como você pode ver na foto, todos os dias são carros e mais carros grandes descarregando mercadorias, porém, o problema maior é a desorganização. Os caminhões param no meio da rua. Os ônibus da Jotude também para no meio da rua, atrapalhando o trânsito. É preciso que os comerciantes, comerciários, empresários, CDL, Associação Comercial e sociedade civil organizada, participarem da discussão do projeto de lei que regulamenta o trânsito de Bom Conselho.
PETRÚCIO BORGES APRESENTA PROJETOS POLÊMICOS NA CÂMARA
A sessão da câmara de vereadores de Bom Conselho esteve bastante movimentada, recebeu mais um considerável público. Dois assuntos foram discutidos pelos oito edis que compareceram a sessão. A regulamentação do trânsito e a organização de carga e descarga no centro da cidade. Os projetos de lei é de autoria do vereador Petrúcio Borges.
Os vereadores Chico Bento, Luizinho da Malharia, Ivete Enfermeira e Léa Ramos, foram solidários ao projeto de lei do vereador Petrúcio Borges. Motoristas que fazem o transporte de passageiros de Rainha Isabel-Bom Conselho, assistiram a reunião e participaram da discussão. Os projetos de lei de Dr. Petrúcio, são polêmicos, porém, são de suma importância para a coletividade da terra de Papacaça.
MAMA PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO EM RECIFE
![]() |
MAMA, A DEFENSORA DOS ANIMAIS. |
A pré-candidata a prefeita de Bom Conselho, Ana Olsen - MAMA, estará neste final de semana participando de um seminário do PPS na capital pernambucana. O objetivo de MAMA é capacitar-se e buscar o que for de informações politicas para dosar seus conhecimentos politicos e buscar entedimento no meio politico. Decididamente, MAMA, quer disputar a eleição para prefeita por igual. Este blogueiro esteve conversando com Mama em sua residência, o assunto principal foi PO-LI-TI-CA. Segundo a pré-candidata, o seu grupo politico é o povo. O povo que coloca e tira do poder. Defensora declarada dos animais, quer implantar em Bom Conselho o Centro de Zoonoses, se por ventura ganhar a eleição. Isso é uma das metas de Ana Olsen - MAMA. Durante este bate-papo, não quis adiantar muita coisa, porém, informou que está com seu projeto de governo pronto. Vai esperar a hora certa para divulgá-lo.
Assinar:
Postagens (Atom)