11 de fevereiro de 2011

Deputados trocam socos na Venezuela.

Parlamentares governistas e da oposição trocaram socos na Assembleia Nacional da Venezuela durante o segundo dia da sabatina dos ministros do país.
Alfonso Marquina, da oposição, foi até a presidência da Câmara para pedir a membros do público que acompanhavam a sessão que parassem de gritar. Foi aí que o governista Henry Ventura lhe disse que ele não poderia estar ali e depois de uma curta troca de palavras, lhe deu um empurrão. Foi o estopim do início da pancadaria. A transmissão da sessão pela televisão, em cadeia nacional, foi suspensa pouco depois da briga. Ninguém ficou ferido no episódio. A sessão foi retomada em seguida com um aviso do presidente da Assembleia para que o público se mantivesse em silêncio.

Mais uma mãe é detida por deixar filhos em abrigo.

Quatro crianças, com idade entre 9 meses e 10 anos, foram abandonadas pela mãe, na tarde desta sexta-feira (11), em um alojamento em Murici (AL). A barraca fica em uma área montada para vítimas da enchente, que destruiu cidades do estado em junho de 2010. Este é o segundo caso de crianças deixadas pelos pais no acampamento nesta semana. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Murici, cerca de 500 famílias estão no local.
Allan Tenório de Novais, presidente do Conselho Tutelar da cidade, disse que a mãe foi encontrada sob efeitos de droga e álcool. "Quando chegamos, as crianças estavam abandonadas. A mãe foi achada jogada no chão. Ela foi detida para que volte a ficar consciente e possa falar o que aconteceu."Segundo Novais, moradores vizinhos teriam relatado que a mãe já teria deixado os filhos na barraca no domingo (6) e retornado apenas na terça-feira (8). "O pai, pelo contrário, trabalha e, quando está com as crianças, cuida delas muito bem. Só conseguiremos saber o que aconteceu de fato depois que a mãe voltar ao normal. Não há como ouvir o depoimento dela neste momento."A Força Nacional de Segurança informou que a temperatura média dentro das barracas usadas no abrigo para vítimas da enchente é de 58ºC em dias de pouco calor. Segundo o Conselho Tutelar de Murici, cada barraca tem 6 metros de largura por 5 metros de comprimento, são feitas de lona e têm uma porta pequena.
Outro caso
Nove irmãos foram resgatados pela Força Nacional de Segurança, nesta quarta-feira (9), em uma barraca em Murici, em Alagoas. Os homens da Força Nacional foram ao local após uma denúncia anônima. As crianças estavam sozinhas na barraca. A irmã mais velha, de 10 anos, cuidava dos outros. Segundo a Força Nacional, o bebê mais novo, de 3 meses, foi encaminhado para um hospital com quadro de desnutrição, desidratação e hipotermia. Outra criança, de 1 ano e 8 meses, também foi internada com os mesmos sintomas.

Aposentados e pensionistas receberão na próxima segunda.

A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) informa que os aposentados e pensionistas que não receberam seus proventos nesta sexta-feira (11), receberão na próxima segunda-feira (14). Aqueles que identificaram seus salários com valor menor ou com descontos maiores de imposto de renda e previdência terão os valores corrigidos e depositados também na segunda-feira. No caso dos servidores contratados da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – médicos residentes e professores visitantes – serão pagos, igualmente, na segunda, dia 14 de fevereiro. Os aposentados e pensionistas que porventura não receberem ou receberem com diferenças na segunda-feira devem informar a situação ao AL Previdência, que se coloca à disposição para o atendimento das 8h às 14h, na Rua Cincinato Pinto, nº 463, Centro.

Chefe da Guarda municipal é executado com vários tiros.

Foi executado com vários tiros de revolver calibre 38 na manhã desta sexta-feira, 11, em Limoeiro de Anadia o servidor público Ariston Lucena Santos, 41 anos, que exercia a função de vigilante e chefe da Guarda Municipal daquele município. De acordo com as primeiras informações da policia, a vítima que também exercia a função de segurança de um mercadinho teria sido surpreendido por um elemento ainda não identificado que disparou o primeiro tiro pelas costas na nuca da vítima e em seguida efetuou outros disparos. O crime foi registrado na manhã desta sexta-feira na localidade de Chã da Mangueira naquele município.
A primeira linha de investigação para apuração do homicídio está relacionado ao fato da atividade da vítima, que várias vezes acionava a policia para efetuar prisões de elementos. O criminoso conseguiu fugir a pé logo após consumar o crime. O corpo do segurança foi removido para o Instituto Médico Legal de Arapiraca para o procedimento de necropsia e o crime deverá ser apurado pelo delegado municipal de Anadia.

PARADA GAY EM BOM CONSELHO

A idéia deste evento aos poucos está se avolumando, não está faltando apoio. Já tem locutor para apresentar, já tem carro de som para puxar a animação, já tem trio elétrico para trazer e já tem inúmeros simpatizantes que tanto apoiam, como participam do evento. Está na hora que quebrar este tabu de que ainda impera nos 100 anos de existência, coronelismo em Bom Conselho. Sou defensor deste evento, desde que seja organizado. Este evento não vai atingir moral de ninguém. Existem coisas piores por aqui que afeta a "moral" de alguns. O que nós vemos é muita discriminação. O que nós vemos é muita gente puritana de "araque". O que nós vemos é certos e determinados moralistas "falsos" com discursos demagógicos. Chega de homofobia! Quando uma pessoa diz: não tenho nada contra o gay, mas não apoia um evento como este, não está aí uma contradição?
Será que gay só tem valor quando é para votar?
Será que gay só presta se for para servir de chacota?
Será que gay só tem sua importância quando é para fazer mandados?
Será que gay só é útil quando é para ser utilizado como bucha de canhão?
Chega de demagogia! Chega de discursos ociosos!
Este blog apoia o evento, apoia os homossexuais de Bom Conselho. Gay que se preza sabe ser clássico.
Vamos aplaudir! A Parada Gay vem aí!!!

Oscar Magrini e Isadora Ribeiro participarão da Paixão de Cristo em Arapiraca.

A comissão de divulgação do espetáculo da Paixão de Cristo de Arapiraca divulgou, na manhã quarta quarta-feira (9), os nomes de dois novos atores que farão parte do elenco da 16ª edição do evento, programado para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de abril no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca. O casal de atores Oscar Magrini e Isadora Ribeiro, conhecidos nacionalmente, principalmente pela atuação em telenovelas, participarão do espetáculo arapiraquense, atuando, respectivamente, nos papéis de Pôncio Pilatos e Maria. Os atores estarão em Arapiraca na próxima segunda-feira, dia 14, onde concederão uma entrevista coletiva à imprensa, a partir das 10 horas no Teatro do Sesi, no bairro Primavera.
Durante a tarde, Oscar e Isadora estarão gravando o VT para a divulgação do evento. Os atores retornarão a Arapiraca no dia 19 de abril, onde ensaiarão seus papéis. Nos dias seguintes, dividirão o elenco da Paixão de Cristo, ao lado de outros 200 atores, inclusive figurantes. O elenco principal ainda terá a participação da atriz Carol Morais, que fará o papel de Madalena. Outra inovação deste ano será o papel de Jesus Cristo, interpretado pelo ator alagoano Erivaldo Garrote. O ator Homero Cavalcante fará Caifás, enquanto Aemerson Barros será um dos sacerdotes.

AMA recebe presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

AMA recebe presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será a primeira entidade municipalista a receber o programa Diálogos Municipalistas, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O ciclo de debates tem como objetivo principal mostrar com absoluta transparência, a realidade dos municípios brasileiros. Os encontros vão reunir prefeitos e secretários municipais de todos os estados, que irão debater junto aos técnicos da CNM sobre as dificuldades e problemas enfrentados pelas administrações municipais em áreas como: saúde, educação, finanças, jurídico, previdência, saneamento etc.
Para o presidente da AMA, AbrahãoMoura, o evento é importante para que a CNM possa ver de perto os problemas enfrentados aqui. “A CNM é nossa entidade maior, é ela que defende as principais reivindicações do municipalismo. Apesar de já ter conhecimento das nossas principais dificuldade é importante ter esse contato mais próximo”. A AMA tem um passado consolidado de lutas junto a Confederação, como as treze edições da Marcha, uma caminhada que une prefeitos de todo o Brasil em prol das pautas municipalistas.
A CNM e os gestores municipais pretendem mostrar, com detalhes, ao novo governo e ao Congresso Nacional, a situação atual.O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski tem reiterado que o diagnóstico não muda por muitos motivos. Um deles mostra que os Municípios continuam assumindo cada vez mais atribuições que eram das esferas estaduais e federal, sem qualquer mudança na participação desse ente no bolo tributário. “Os compromissos só crescem, os 3.914 pequenos Municípios com até 20 mil habitantes permanecem em crise”, lembra.
Veja a programação:
8 - horas - Credenciamento
9 horas - Abertura com palestra do presidente da CNM sobre o tema: “Dois anos da atual gestão: análise da conjuntura e os desafios a serem vencidos”.
11 horas - Diálogos municipalistas: a realidade dos municípios na visão dos prefeitos e debates entre prefeitos e técnicos da CNM sobre dificuldades e problemas enfrentados pelas administrações municipais em áreas como: saúde, educação, finanças, jurídico, previdência, saneamento etc.
13 horas - Apresentação dos resultados.
13h30 - Encerramento
Nos demais municípios:

Recife (PE), na sede da Associação de Municípios de Pernambuco (Amupe) no dia 15; Fortaleza (CE), no Centro de Negócios do Sebrae, no dia 17 e João Pessoa (PB), no Hotel Ouro Branco, no dia 18.

Sala de prefeitura de interior é utilizada para práticas de sexo e consumo de drogas.

Uma sala que pertence à estrutura da prefeitura de Inhapi, região sertaneja do estado, está sendo utilizado para prática de sexo e até mesmo como ponto de drogas, segundo moradores. O local é cedido provisoriamente para o Banco do Brasil onde funcionava um caixa de auto-atendimento. O problema começou a ocorrer há cerca de um ano, após o caixa eletrônico ter sido alvo de uma quadrilha que tentou levar todo dinheiro. Hoje, o local está abandonado e durante a noite é um ponto certo para práticas sexuais. Vários populares afirma que preservativos são deixadas no local. A assessoria da prefeitura disse que desconhece a informação e alegou que existe um Guarda Municipal trabalhando 24 horas na sede do órgão e nunca observou qualquer movimentação do tipo. De acordo com o chefe da Guarda Municipal, Melquiades Souza, os preservativos são deixados por pessoas que fazem sexo dentro de veículos, próximo a sala de propriedade da prefeitura. “Se o local está cedido ao Banco do Brasil a responsabilidade e da agência”, declarou a assessoria. A população também cobra que um novo caixa eletrônico seja instalado na cidade. Em contato com a agência do Banco do Brasil de Mata Grande responsável pela manutenção do caixa eletrônico, ninguém quis se pronunciar sobre o assunto.

BEIJO DA MORTE

Jemma Benjamin, 18 anos, elegeu o colega de universidade Daniel Ross, de 21, para dar o primeiro beijo na boca da vida, marcando o início do namoro do dois. Só que minutos depois do beijo, a jovem tímida morreu de forma fulminante no sofá da casa de Daniel, em Treforest (Inglaterra). A jovem, que praticava natação e era uma atleta exemplar do time de hóquei da universidade, sofria de uma condição cardíaca rara - síndrome da morte súbita por arritmia. Daniel chamou socorro e tentou reanimar a namorada, mas não obteve sucesso. Os médicos disseram que ele nada podia fazer. O casal se conhecia há três meses e o primeiro beijo era muito aguardado. Jemma não tinha histórico de problemas cardíacos, segundo reportagem do "Daily Mail". O caso aconteceu em 2009, mas os detalhes só foram revelados agora pelo inquérito que apurou a morte.

MP diz que mesmo com foro privilegiado, A.Albuquerque pode ser denunciado.

Após a oferta de denúncia do Ministério Público contra o ex-deputado federal Francisco Tenório, pela morte do Cabo Gonçalves, ocorrida em 1996, as atenções se voltaram para Antônio Albuquerque e João Beltrão, que também são apontados como autores intelectuais do crime. Tenório e Beltrão, que não gozam mais de imunidade parlamentar, já tiveram suas prisões decretadas pelo homicídio. Sobre a possibilidade de denúncia contra Antônio Albuquerque e João Beltrão, o chefe do Ministério Público Estadual Eduardo Tavares afirmou à reportagem do CadaMinuto, afirmou que ainda estão sendo feitas análises para que seja decidido ou não pela oferta. “Independente de os acusados terem foro privilegiado ou não vamos analisar o assunto e decidir o que fazer. Nós vamos fazer justiça, independente de qualquer coisa. Não apenas o Gecoc, mas também a assessoria técnica do procurador-geral estão trabalhando nisso”, disse Tavares. O chefe do MP disse ainda que nos próximos 10 dias, todo o material do caso deverá ser analisado.
Cavalcante
O ex-tenente coronel Manoel Francisco Cavalcante apontou, durante depoimento na 7ª Vara Criminal da Capital, o envolvimento de três deputados na morte do ex-cabo da PM José Gonçalves da Silva Filho. No depoimento, que aconteceu a portas fechadas ao juiz Maurício Brêda, Cavalcante acusou Antônio Albuquerque, João Beltrão e Francisco Tenório como os autores intelectuais no crime do ex-cabo Gonçalves, morto em um posto de combustíveis localizado na Via Expressa, bairro da Serraria.
Cavalcante denunciou que o Cabo Gonçalves, que trabalhava com o deputado João Beltrão, se desentendeu com o então deputado e teve sua morte decretada em uma reunião acontecida na fazenda do deputado Antonio Albuquerque, com a participação de Tenório.

Mesmo com cortes Correios, BB, Petrobras e Infraero farão concursos este ano.

Pelo menos quatro órgãos afirmaram que farão concursos públicos este ano, mesmo após o anúncio de cortes no orçamento feito na última quarta-feira (9) pelo governo federal. São eles: Correios, Banco do Brasil, Infraero e Petrobras. Só os Correios preveem abrir cerca de 8,5 mil vagas em cargos de nível médio e superior -mas o edital, que deveria sair em janeiro, está atrasado. No caso da Infraero, dois concursos estão previstos para 99 vagas e formação de cadastro de reserva. O Banco do Brasil, que já realizou duas seleções no ano, fará um terceiro concurso para reserva. A Petrobras ainda não definiu o número de vagas.

O Ministério do Planejamento determinou corte de R$ 50 bilhões no orçamento do governo federal e suspendeu nomeações e novos concursos até ser feita uma "análise mais criteriosa" dos mesmos. Mas os Correios informam que a estatal tem orçamento próprio e, por isso, os preparativos para o concurso 2011 continuam. A seleção anterior, para 6,5 mil vagas, foi revogada em dezembro, após disputa judicial. A estatal informou que não há previsão de data para sair o edital, pois está em processo de escolha da organizadora do concurso.
O caso dos Correios é o mesmo da Caixa Econômica Federal, que não prevê novos concursos para este ano, mas tem três seleções em andamento.
BB prevê 2 mil contratações
O Banco do Brasil também justifica a manutenção dos planos por ter orçamento próprio, já que é sociedade de economia mista (tem patrimônio público e privado, sendo que o governo é majoritário). Apesar de os concursos de 2011 serem para cadastro de reserva -quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão-, a assessoria de imprensa do banco informou que foi firmado acordo com o sindicato da categoria para contratação de cerca de 2 mil funcionários até o final do ano.
Da mesma forma, a Infraero disse que o corte anunciado pelo Planejamento não afetará o concurso previsto porque não utiliza o orçamento da União para fazer o pagamento dos funcionários.
A Petrobras, sociedade de economia mista, como o BB, informou que também não está sujeita às restrições do orçamento. A empresa tem três concursos em andamento – dois realizados no ano passado e um para 839 vagas que acabou de fechar as inscrições e cuja prova está marcada para o próximo dia 27. Segundo a Petrobras, as provas estão mantidas e as nomeações ocorrerão de acordo com as necessidades das unidades da companhia. De acordo a estatal, foram admitidos, até o momento, 1.865 aprovados do processo seletivo de 2009 e 818 da seleção realizada em 2010, com validade até abril e junho deste ano, respectivamente.
Em compasso de espera
O concurso do Senado para 180 vagas e formação de cadastro de reserva acabou sendo adiado por conta do corte de gastos determinado pela mesa diretora da Casa. Ele era previsto para acontecer no segundo semestre e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que ainda há possibilidade de ocorrer neste ano.
Candidatos que aguardavam dois dos concursos mais esperados do ano terão de ter um pouco mais de paciência. A Polícia Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esperam autorização orçamentária para realizar seleções para o total de 3.852 vagas. A PF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, definirá com o Planejamento as prioridades do ministério dentro do montante a ser gasto. A PF lembra que a Copa em 2014 e as Olimpíadas de 2016 demandarão aumento da segurança no país.
Já o INSS informou que está aguardando orientação do Planejamento. Outros dois órgãos que têm concursos autorizados pelo ministério – a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação Biblioteca Nacional – dizem que ainda não têm posição sobre o assunto. A EBC informou que o edital está sendo feito pelo Cespe/UnB.
Concursos liberados
De acordo com a assessoria de imprensa do Planejamento, a intenção da ministra Miriam Belchior é parar um pouco as nomeações para analisar as necessidades e ver o que será feito de agora em diante com as contratações que precisam de sua autorização. Mas o ministério informou que não interfere nos poderes Legislativo e Judiciário em relação à contratação de pessoal, portanto, concursos para a Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não são afetados pelo corte. Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento – ficam sujeitos às restrições somente os cargos civis.