Hoje dia 28 de janeiro de 2011 aconteceu na câmara de vereadores de Bom Conselho a segunda sessão extraordinária, e o assunto principal foi a aprovação do PCC que há 10 anos vem sendo lutado, batalhado, discutido, planejado pelos professores e demais categorias da Terra de Papacaça. Justamente no governo da prefeita Judith Alapenha, este sonho se tornou realidade. A nobre prefeita de Bom Conselho é uma predestinada por Deus para fazer história no seu mandato. Que queiramos ou não, fica marcado na história da politica bonconselhense sua maneira séria, honesta e sincera de trabalhar. Muitos tentaram, muitos prometeram, muitos discutiram, muitos empurraram com a barriga, muitos fizeram alarde e somente no Governo do Povo, o projeto de Planos Cargos e Carreira é uma realidade. Será que ainda vai aparecer "intrusos" querendo ser o "pai da criança"? A vitória é da categoria, a vitória é da câmara na gestão da nova mesa diretora, a vitória é do povo, a vitória é de Judith Alapenha, a vitória é do Sintemub, a vitória é do secretário de educação, Ananias, a vitória é daqueles que de maneira conjunta pensaram grande, pensaram olhando para o futuro. Tem muita gente em Bom Conselho ainda vai reconhecer que por mais que falem, critiquem, zombem, xinguem, esperneiem, reconhecerão que Bom Conselho tem uma prefeita que acima de tudo sabe valorizar as opiniões. Continue firme, Judith!
28 de janeiro de 2011
Se o aumento no número de vereadores fosse hoje não concordaríamos,diz Uveal.
A criação de 7816 vagas para vereadores, elevando o orçamento em 251,6 milhões por ano, incluindo 13°, com base na Emenda Constitucional n° 58, que estabeleceu 24 faixas populacionais para a fixação da composição das Câmaras municipais e o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o número de habitantes dos mais de 5 mil municípios brasileiros ainda é um assunto polêmico em Alagoas. Para que os cargos estejam na disputa das eleições de outubro de 2012 é necessária a inclusão deles na lei orgânica do município um ano antes do pleito.
Com isso as câmaras poderiam ter entre nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes e 55 para aquelas com mais de 8 milhões de habitantes. No entanto, a União dos vereadores de Alagoas (Uveal) alerta que os vereadores devem levar em consideração os gatos com a nova composição.
“Hoje, o duodécimo de muitas câmaras de vereadores do Estado é pequeno. Se o aumento na quantidade de vereadores fosse para hoje não concordaríamos, o impacto seria grande. Tudo vai depender do orçamento e do regimento interno. Essa medida tem como ponto positivo a representação da população, que será maior, porque pessoas de vários bairros teriam um lugar na Câmara. Mas é bom lembrar que já houve uma perda de recursos nas câmaras e nas prefeituras”, afirmou Hugo Wanderley, presidente da Uveal.
Acerca do reajuste de 66%, que seria concedido aos vereadores de Maceió, mas que após recomendação do Ministério Público acabou vetado pelo presidente da Casa, Galba Novaes, Hugo Wanderley acredita que a questão está relacionada a pontos de vista diferentes, mas que o aumento era justo.
O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) foi contra o aumento do salário dos deputados estaduais, o que influiu diretamente no caso dos parlamentares do legislativo municipal, pois eles teriam como teto 75% do salário do parlamentar estadual,
“Os vereadores merecem aumento, mas só podem receber se o salário dos deputados estaduais for reajustado. O reajuste dependeria do estatuto de cada Câmara municipal. Tem alguns que dizem que isso não pode acontecer durante a legislatura atual e outros que definem uma porcentagem em cima da remuneração dos deputados. Isso significa que o reajuste só poderia ser apreciado e aprovado em 2012, para ser implantado em 2013”, ressaltou.
E BOM CONSELHO REALMENTE TERÁ 11 VEREADORES? ATÉ AGORA NENHUM PROJETO NESTE SENTIDO ENTROU PARA DISCUSSÃO NA CASA LEGISLATIVA.
Assinar:
Postagens (Atom)