27 de janeiro de 2011

Queniana recebe fama de amaldiçoada após seis pares de gêmeos.

A maioria das mulheres teria dificuldades em lidar com seis pares de gêmeos, mas para a queniana Gladys Bulinya isso é ainda mais complicado --em seu país, muitas pessoas creem que o nascimento de gêmeos é uma maldição. Sua família não quer mais contatos com ela e até seu marido a deixou após o nascimento do sexto par de gêmeos, temendo que ela estivesse amaldiçoada. Bulinya, 35, vive sozinha com 10 de seus 12 filhos em uma casa de sapé de um cômodo a poucos quilômetros do lago Victoria.
Queniana Gladys Bulinya foi casada duas vezes e abandonada em ambas ao ter filhos gêmeos.
Sentada em frente à pequena casa no vilarejo de Nzoia, ela conta que seus primeiros filhos, John e James, nasceram em 1993. Ela explica que ficou grávida quando ainda era uma estudante secundarista, mas seu namorado era jovem demais para se casar com ela. Sua família então ordenou que ela deixasse os bebês no hospital local para adoção. Eles explicaram a ela que o povo Bukusu, ao qual sua família pertence, acredita que os gêmeos trazem azar e que, a não ser que ao menos um deles morra, isso significa morte certa para um ou para ambos os pais. A tradição Bukusu de eliminar o segundo gêmeo não é mais praticada, apesar de casos ocasionais de infanticídio ainda serem registrados em áreas rurais do oeste do Quênia.

EXPULSÃO
Por sorte, diz Bulinya, quando o pai de seu namorado soube que os gêmeos haviam sido abandonados, ele os tomou e vem cuidando de ambos desde então. Ele é de um grupo étnico diferente, os Kalenjin. Mas seus problemas não acabaram aí. Cinco anos depois ela se apaixonou e se casou com um professor de escola primária. Ela vivia com a família do marido quando deu à luz seu segundo par de gêmeos, Duncan e Dennis. Temendo que ela trouxesse a eles um mau agouro e que alguém da família morresse, seus sogros a expulsaram de casa. "Fui colocada em um mototáxi com meus gêmeos e mandada para a casa do meu pai", conta ela. Sua família, porém, teve pouca simpatia por ela. Novamente temendo que ela estivesse amaldiçoada, seus pais não permitiram que ela ficasse na casa da família.

Em vez disso, eles rapidamente arrumaram um novo casamento para ela, com um homem 20 anos mais velho. O homem concordou porque já não esperava se casar em sua idade. Mas outros gêmeos vieram. "Mercy e Faith nasceram em 2003, Carren e Ivy em 2005, e Purpose e Swin em 2007", conta Bulinya. Mas foi a chegada de Baraka e Prince, no ano passado, que levou o marido a deixá-la. "Eu agora tenho que fazer vários trabalhos para alimentar meus dez filhos, porque eu não sei onde ele (o marido) está, e mesmo se ele estivesse por perto, estaria muito velho para trabalhar", diz.

RAÇÃO DE MILHO
Algumas das crianças mais velhas frequentam a escola local. As meninas de cinco anos se revezam para cuidar de Baraka e Prince, de cinco meses, enquanto sua mãe está fora cuidando de jardins ou lavando roupas para os vizinhos. Dennis, 11, recebeu uma bolsa para frequentar uma escola privada próxima, enquanto seu irmão gêmeo, Duncan, cuida da criação de gado de um professor aposentado. Duncan recebe uma ração mensal de milho como pagamento por seu trabalho, e isso é o que alimenta o resto da família. Apesar de ajudar a família com a bolsa a Dennis, a diretora da escola St Iddah Academy critica a mãe.
"Esta senhora deveria ter feito uma esterilização após descobrir que os homens a estavam usando e descartando", afirma Margaret Khanyunya. Bulinya diz que não se arrepende de nada e que considera seus filhos como "uma bênção de Deus". Mas ela admite que passou, sob relutância, por uma esterilização, por não poder lidar com mais nenhuma criança. "Foi contra o desejo de minha igreja", conta. "Sou católica. Quando tomei a decisão, pedi o perdão de Deus. Estou segura de que Deus entende e vai me perdoar por fazer isso", disse.
O que realmente a deixa contrariada, ela diz, é a ausência de seus gêmeos mais velhos, hoje com 17 anos. Ela chora ao relatar seu último encontro com os filhos, há dois anos, quando eles foram circuncidados, em uma cerimônia que marca o rito de passagem da adolescência à vida adulta. Na cerimônia, cada pai precisa entregar o filho para os anciões da comunidade fazerem a circuncisão. "Fui convidada ao evento e me pediram duas vezes para apontar meus filhos entre o grupo de 30 garotos", diz. "Nas duas vezes apontei para os garotos errados, e meu coração ainda aperta a cada vez que penso naquele dia."

LEI MARIA DA PENHA

Metalúrgico agride mulher a pedradas em Delmiro Gouveia.
O metalúrgico Roberto Almeida Dantas da Silvaagrediu a sua companheira, Josete Ribeiro Pereira, 23, a golpes de pedra, na última quarta-feira (26). Josete Ribeiro foi socorrida e não corre risco de morte. De acordo com a Polícia Militar de Alagoas, o caso ocorreu na Rua Floriano Peixoto, na casa em que ele trabalhava. Segundo a mulher, eles estão juntos há pouco tempo e foi à primeira agressão sofrida. O motivo da briga, seguida de agressão, foi que Josete teria falado com Roberto para retornar a sua cidade, Paulo Afonso – BA onde mora na Rua Marechal Rondon, quando o seu companheiro irritado a agrediu depois fugiu tomando rumo ignorado.

Empresário arapiraquense sofre acidente na BR-316.Veículo de Aldo Veiga capotou nas imediações da cidade de Maribondo.


O empresário arapiraquense Aldo Veiga, proprietário do Jornal Alagoas em Tempo e do portal de notícias Alagoas em Tempo Real, sofreu um acidente no final da manhã desta quinta-feira (27) na BR 316, próximo a cidade de Maribondo. Ele seguia em seu veículo, um C4 Pallas, quando um problema mecânico o fez perder o controle da direção provocando o capotamento do veículo.
Apesar do veículo ter sofrido perda total, o empresário sofreu apenas um corte na cabeça e várias escoriações na região torácica. Aldo seguia de Arapiraca para Maceió, onde iria resolver problemas relacionados a sucursal do jornal na capital. Em companhia do empresário viajavam sua esposa, a também empresária Almeriza Veiga, e um amigo do casal, conhecido como Flávio. Almeriza Veiga sofreu um corte profundo no braço direito e algumas escoriações pelo corpo. O acompanhante Flávio sofreu apenas escoriações.
Os três foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Emergência do Agreste (UE do Agreste), onde receberam os primeiros atendimentos. Aldo Veiga se submeteu a uma tomografia computadorizada por conta de uma pancada que levou na cabeça. O exame não detectou maior gravidade. Todos já tiveram alta e foram liberados.

Seis estudantes morrem eletrocutados após acidente envolvendo ônibus escolar.

Um acidente registrado no Povoado da Canafístula do Cipriano, na cidade de Girau do Ponciano, na tarde desta quinta-feira (27), envolvendo um carro Pipa e um ônibus escolar da rede pública de ensino deixou seis estudantes mortos e três feridos. As vítimas têm idade entre 17 e 21 anos .
Fabrisia da Silva Santos (22), Maria Aparecida Santos de Farias (23), Thaísa Silva Santos (19) e Alyne Nascimento (22) que tiveram lesões leves, foram encaminhadas para a Unidade de Emergência do Agreste. De acordo com a assesoria da Unidade hospitalar, Fabrisia e Maria aparecida já receberam alta. A quatro estudantes foram vítimas de queimaduras leves.
O carro Pipa seguia na mesma direção do ônibus, que transportava estudantes da comunidade Sítio Alecrim, em Girau do Ponciano, e bateu em um poste. Um fio de alta tensão caiu em cima do ônibus escolar levando pânico aos estudantes que tentaram sair do ônibus. No momento do acidente os estudantes seguiam para a Escola José Enoque de Barros. Com o tumulto, o motorista abriu a porta do ônibus e seis estudantes que sairam do veículo morreram eletrocutados. "Eles tiveram os corpos carbonizados, foi horrível", disse o morador.
O governo do Estado mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e do Corpo de Bombeiros para o local do acidente. O governador em exercicío José Thomaz Nonô determinou moblização total dos orgãos estaduais. O motorista do Carro Pipa fugiu do local, enquanto o motorista do ônibus se encaminhou para a cidade de Girau do Ponciano para esclarecer o acidente às autoridades policiais.
A Secretaria de Educação enviou uma equipe da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para dar assistência a região.

VEREADORA PEDE PARA ACABAR COM BADERNA NA CÂMARA.

A VEREADORA ELIANE RAMOS QUE NÃO ESCONDE NADA DO QUE ACONTECE NA CÂMARA DE VEREADORES DE BOM CONSELHO E NEM USA DO EXPEDIENTE COM DEMAGOGIA, SOLICITOU AO PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO, VER. ARLAN DA BARRA, QUE TOME "AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO", QUE COLOQUE A CASA DO POVO NA ORDEM COMO MANDA O REGIMENTO...
ELA FOI MAIS ENFÁTICA E DISSE: ESTA CASA PRECISA ACABAR COM A BADERNA...
PERGUNTA-SE: QUEM SERÁ O BADERNEIRO NA CASA DE DANTAS BARRETO?
O OFENDIDO POR QUE NÃO BATEU DE FRENTE COM A VEREADORA?
HOJE AS VEREADORAS IVETE DA SILVA E LÉA RAMOS MOSTRARAM AS "GARRAS" DE VERDADEIRAS BONCONSELHENSES, DE MULHERES QUE DEFENDEM O BEM ESTAR DA TERRA DE PAPACAÇA.
VIVA A MULHER BONCONSELHENSE!

NÁUTICO E O SEU CONSULADO

O Consulado Alvirrubro de Bom Conselho estará realizando uma grande festa neste sábado para filiados, simpatizantes, convidados e a nação alvirrubra. Estarão presentes o presidente executivo do Náutico, Dr. Berilo Júnior, vice-presidente executivo Dr. Paulo Wanderley, os ídolos, Kuki e Nado, entre outras personalidades do clube. Uma carreata está sendo preparada, a concentração será a partir das 13h no Posto Ale Papacaça e de lá em carro aberto se deslocará para a Avenida Tenente Raul de Holanda Cavalcante, 49, onde será inaugurado o consulado e posteriormente será servido um churrasco.
E a torcida do Santa Cruz e do Sport participam?

CADÊ A REUNIÃO DO PSDB? TOMOU DORIL?

O presidente do PSDB de Bom Conselho, ex-prefeito Gervásio Matos, prometeu numa entrevista a este blog no mês de dezembro de 2010, que para este mês de janeiro seria realizada uma grande reunião, mas pelo o jeito desistiu. Hoje é dia 27 de janeiro e nenhum filiado recebeu qualquer tipo de comunicação.
Será que o PSDB já não é mais o mesmo? Será os tucanos da Terra de Papacaça estão desmotivados para 2012? Ou será que o PSDB quer deixar tudo para a última hora? Não podemos esquecer que existem prazos para a Justiça Eleitoral. Será que Gervásio está sabendo que o mais cotado para ser o candidato da majoritária é o jovem empreendedor Danilo Godoy?
Mas, Danilo Godoy realmente terá o apoio de Gervásio ou Gervásio quer outro nome para representar o partido na majoritária do próximo ano?
Alguém sabe responder estas perguntas?