2 de agosto de 2025

Laudo aponta que incêndio em galpão da Prefeitura de Bom Conselho foi criminoso



A Polícia Civil de Pernambuco concluiu que o incêndio que destruiu 16 veículos no galpão da Prefeitura de Bom Conselho, no Agreste do estado, foi provocado de forma criminosa. O laudo pericial foi entregue à gestão municipal nesta quarta-feira (30) e descarta causas acidentais para o início das chamas, reforçando a hipótese de que o fogo foi iniciado de forma intencional.
O caso aconteceu na madrugada do dia 20 de junho, e chamou atenção pela proporção do estrago. Ao todo, 16 veículos foram destruídos, entre ônibus, caminhões e tratores; 13 destes estavam “bastante próximos entre si com distância igual ou inferior a um metro (1 m), aproximadamente”, aponta trecho do documento. Esse dado é relevante porque “não foram encontrados elementos que pudessem explicar as retromencionadas origens independentes entre o grupo de veículos e os demais separados, [...] isto é, não havia um ‘caminho’ para as chamas alcançarem aquele par se considerada as chamas dos veículos agrupados. Ainda assim, houve queima intensa deles. [...] Em relação a um eventual início causado por origem elétrica de um dos veículos, ainda não se explica a queima dos ônibus separados do grupo.”
Ainda segundo o relatório, não foram identificados indícios de curto-circuito ou falhas elétricas, e a forma como o fogo se espalhou indica que houve mais de um ponto de origem. “O incêndio analisado apresenta características predominantes de ação criminosa em face da existência de origens (‘focos’) distintas e independentes entre si (sem nexo causal)”, evidencia o parecer. 
Em nota, a Prefeitura Municipal de Bom Conselho lamentou o ocorrido e classificou o incêndio como um atentado contra o trabalho que vem sendo realizado nos primeiros meses da atual gestão. Além disso, agradeceu à Polícia Civil pela condução técnica e rigorosa das investigações, e afirmou que segue acompanhando o caso de perto para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."