Bottom Article Ad


QUEM DISSE QUE PINTAR-SE DE VERDE E AMARELO E ESTAR EM MANIFESTAÇÕES É PATRIOTISMO

 

Declínio  do Segundo Reinado (1865-1889), se deu quando surgiram contestações contra a posição de D. Pedro II, e a economia do país não ia bem. Até parece que esse capítulo se repete no Brasil com a desastrosa atual do presidente Jair Bolsonaro.

Fiquei no meu canto observando o comportamento de certos brasileiros que agora por "invocação" do frouxo e inconsequente presidente, se intitulam como patriotas. Quanto bestialismo!

Lembro-me na minha infância, quando chegava para estudar no extinto Colégio Cenecista Santo Antônio de Pádua em Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, que o verdadeiro civismo patriótico estava justamente aflorado tão logo houvesse a execução do Hino Nacional, mas hoje usar a cores da Bandeira está atribuido ao partidarismo doentio. Veja o quanto regredimos.

No dia que o brasileiro for consciente na hora de votar, não será necessário sar de cara pintada por aí ou deixar seus afazeres para participar de tais manifestações que não levam a nada. Quer protestar, chegue no dia da eleição de maneira livre e vote contra aqueles mal feitores, ilusionista e facistas da política. Simples assim...

Conta a história que: "A disputa pelo poder realizada por conservadores e liberais (Leia-se Segundo Reinado) era intensa e tinha impactos negativos para a política brasileira, pois gerava muita instabilidade. 
A saída encontrada pelo imperador foi promover uma política de revezamento em que conservadores e liberais alternavam-se na liderança do gabinete ministerial. Isso reduziu um pouco os conflitos".

Observemos: Estamos ou não vivendo situação parecida com a época de Dom Pedro II? 

1. O destempero de Bolsonaro com o STF só trouxe prejuízo para o País, especialmente para os mais pobres.

2. A politica de revezamento é nítido nos municípios brasileiros, onde o povo reelege quem "nunca deu uma prega numa barra de sabão". Bom Conselho segue esse mesmo caminho do continuísmo ocorrido no Segundo Reinado Imperial.

3. Conflitos entre instituições não existem nos municípios brasileiros (Bom Conselho é um exemplo), pois o gestores tem em suas "cartolas mágicas e ilusionistas" a maioria dos legisladores (vereadores) como aba de proteção. Ninguém contraria a decisão do Chefe por que tem alguma função agregada e apadrinamento político.

4. No último dia 07 de setembro, quando o Brasil completou 199 anos de Independência, ricos e metidos a rico, colocando a Bandeira como assoalho político nas janelas de suas casas. Isso, verdadeiramente é patriotismo? Na minha concepção, não mesmo!

Na verdade, o contexto do Segundo Reinado de Dom Pedro II está mais vivo que nunca na atual conjuntura política do Brasil, isso de canto a canto.

Pense nisso!

por Claudio André O Poeta



Postar um comentário

0 Comentários