Bottom Article Ad


A PEDRA DO TUBARÃO E O FRIO DA REGIÃO SERRANA DE BOM CONSELHO

 

A pedra do Tubarão está localizada na região oeste de Bom Conselho, entre as serras da Baêta e Grande. É uma formação rochosa granítica esculpida pela ação do intemperismo.

Nos últimos dias o município de Bom Conselho vem registrando baixas temperaturas e não precisa nem sair para outro lugar que frio aqui tem sobrando.

Ao realizar uma trilha ecológica na zona rural de Bom Conselho logo cedinho encontrei esse cenário natural, muita neblina cobrindo toda a vegetação.

Devido a altitude, período invernoso, é comum na região serrana de Bom Conselho encontrarmos cenários indescritíveis.

Você que está vendo esse post, imagine só: 05 horas da manhã, frio, chuva, neblina e cheiro de mato verde exalando por todos os lados e mesmo assim não te fascina?

Nos locais de elevada altitude, geralmente as serras, esse fenômeno ocorre por causa do bloqueio das massas de ar. Assim, quando as temperaturas estão baixas, esse bloqueio proporciona a formação dos nevoeiros pela condensação da umidade.

neblina é formada pela suspensão de minúsculas gotículas de água numa camada de ar próxima ao chão. Ou seja, a neblina nada mais é do que uma nuvem em contato com o solo. Que ver esse fenômeno a olho nu? Acorde cedo e vá andar como faço.

Encontrei nas costas da serra Grande a planta chamada de Cardo-roxo. O caule erecto, por vezes, simples, mas, geralmente, ramificado, pode atingir até cerca de três metros de altura. As folhas são alternas, palmatilobadas, com os vários segmentos (o terminal mais comprido e os laterais)  munidos de fortes espinhos que, aliás, não se encontram apenas nas folhas, pois distribuem-se também ao longo do caule e dos ramos e guarnecem igualmente as brácteas involucrais dos capítulos florais. 

Quando fiz esse registro fotográfico era 12 horas e 45 minutos. Até parece que tinha anoitecido mais uma vez. A temperatura estava em 13 graus. Nesse local a altitude era de 735 metros acima do nível do mar. Me diga se um lugar desse tem algum tipo de poluição.

No dia que fiz essa trilha pelas bandas da serra da Baêta, foram percorridos 06 km e o tempo todo o cenário era esse. Quando se chega de uma lugar assim, tudo está renovado no corpo e na alma. Quando fiz essa imagem era por volta das 14 horas...

Com esses dois camaradas não tempo ruim. Seu Adenilson, morador da serra da Baêta e o geógrafo José Fábio, estamos explorando o lado mais bonito dessa região oeste da terra de Papacaça.

Esse é seu Dodô, trabalhador da roça, homem de bem da serra Grande, um grande camarada contador de causos interessantes. Quero agradecer por toda a atenção dispensada nas vezes que estivemos no seu sitio.


Caminhar faz bem a saúde. Já temos cadastrado mais de 20 trilhas ecológicas no município de Bom Conselho, com uma grande variedade de roteiros.

Postar um comentário

0 Comentários