Bottom Article Ad

Olho d'água das Flores e Santana do Ipanema pertenciam ao mesmo distrito judiciário

Mais uma vez de volta ao sertão alagoano, encontramos o jornalista e historiador Antônio Machado e juntos elaboramos novos documentários sobre a história do município de Olho d'Água das Flores, localizada no norte de Alagoas. Estaremos publicando as novas histórias no nosso canal no youtube, portal de turismo e aqui no blog.

A igreja matriz de Santo Antônio de Pádua teve o início a sua construção no ano de 1936 e que serviu de inspiração para o construtor da igreja de São José do distrito de Lagoa de São José na zona rural de Bom Conselho no vizinho estado de Pernambuco.

Olho d'Água das Flores é um município brasileiro do estado de Alagoas; mais precisamente no sertão alagoano, é o maior município da microrregião batalha, com sua população estimada em 21 688 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019. Essa cidade no passado pertencia ao distrito judiciário de Santana do Ipanema, distante 18 km.

Quem vai ao sertão de Alagoas pela rodovia federal BR-316, passará na cidade de Santana do Ipanema, porta de entrada para o alto sertão do estado de Alagoas. Esse monumento fotografo pelo documentarista Cláudio André O Poeta, está na chegada da cidade, mas antes ficava em outra artéria da cidade. É uma verdadeira representação da vida do sertanejo que no passado andava léguas para conseguir água potável para beber e para o uso doméstico. Na época, os jumentos eram utilizados para esse tipo de carga e o caboclo representa a força do sertanejo que sempre superava as privações da vida cotidiana.

Uma nova série de histórias estão sendo editadas para a publicação. Acompanhe nossas redes sociais.

CONTA HISTÓRIA QUE...
Foi primitivamente chamado Sant'Ana da Ribeira do Ipanema, por estar situado à margem do Rio Ipanema ou Panema. Ipanema é palavra indígena: ypanema - água ruim, imprestável. Passou a se chamar, depois, Santana do Ipanema.

Patrocinadores:



Postar um comentário

0 Comentários