Bottom Article Ad

IGREJA DE SANTA TEREZINHA DA CIDADE DE TEREZINHA/PE FOI IDEALIZADA PELO MONSENHOR ALFREDO DÂMASO NA DÉCADA DE 30

Com o crescimento da Vila de Santa Terezinha, padre Alfredo sugeriu a construção de uma nova igreja para a comunidade.
O início do povoado ocorreu a partir de uma mercearia no Sítio Limeira. Terezinha (1948 - 1964) em 1963, Abílio Alves de Miranda junto com Adauto Gomes lutaram bastante para transformar Terezinha em um Município, o que ocorreu em 20 de dezembro de 1963 pela lei estadual nº 4.958. Em 1964 foi instalado o município, tendo Antônio Régis como prefeito interino (indicado pelo governador Miguel Arraes).
Imagem: Cláudio André O Poeta
Conta a história que o senhor Abílio Alves de Miranda, em idos de 1933, estabelece-se no sitio denominado Limeira onde firma seu comércio intitulado como Secos e Molhados”onde inicia-se um novo progresso naquela região, podemos notar o desenvolvimento do povoado que ali surge até a fundação da cidade de Terezinha, através da matéria publicada pelo pesquisador e genealogista Eduardo Padilha dos Santos em (Meu Legado - Fundação da cidade de “Terezinha-PE”), tal relato escrito de próprio punho por, Plínio Alves de Miranda irmão do Sr. Abílio Alves de Miranda.

O município de Terezinha está nos domínios do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores. Seus principais tributários são o Rio Paraíba e os riachos Seco e do Barro. A maioria dos cursos d'água no município são intermitentes.

Postar um comentário

0 Comentários