Bottom Article Ad

MAIS DE DOIS MILHÕES DE PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA O CORONAVÍRUS

 


Dez países já começaram a vacinação contra a Covid, dentre eles o Reino Unidos, a China, a Rússia, a Suíça e os Estados Unidos.

Há 19 vacinas em desenvolvimento no mundo que estão na 3ª fase de testes clínicos. Destas, 8 foram liberadas para uso emergencial em diversos países, e duas obtiveram o registro para o uso definitivo.

Já é possível dizer que a vacina contra a covid-19 é a que foi desenvolvida em menor tempo em toda a história. Antes, o recorde era do imunizante produzido para evitar a caxumba – demorou 4 anos e parou de ser usado nos anos 1970, porque a imunidade tinha curta duração.

De acordo com Organização Mundial da Saúde, há 61 vacinas sendo testadas em humanos no mundo e 172 em fases pré-clínicas, ou seja, sendo testadas em animais.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech, é a que mais teve autorizações para o uso emergencial. Já foi liberada em 18 países, além da União Europeia, para a imunização de grupos específicos.

A Suíça foi a 1ª e única até agora a registrar o imunizante da farmacêutica norte-americana para o uso definitivo. A agência reguladora do país demorou 2 meses para analisar a vacina. A autorização foi divulgada em 19 de dezembro.

No Brasil a vacinação deve começar em janeiro. Governos como o de São Paulo e Pernambuco têm tudo pronto para aplicar a vacina.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem dito que até fevereiro milhões de brasileiros estarão vacinados.

Até o momento, nos diversos países, mais de dois milhões de pessoas já receberam o imunizante contra o coronavírus. Os efeitos adversos relatados têm sido mínimos.

*O texto inclui alguns parágrafos de matéria do MSN Notícias.

por Roberto Almeida - Jornalista

Postar um comentário

0 Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO