Bottom Article Ad

ANÁLISE ELEIÇÃO 2020 (por Alexandre Tenório)

 


                            COLUNA ENSAIO GERAL

                       ANÁLISE ELEIÇÃO 2020 – FINAL

 Amigo leitor, chegamos ao final destas eleições municipais, que foram totalmente atípicas, devido a pandemia do COVID-19.

         Vamos recordar um pouco o que escrevi no início do pleito quando analisei o que poderia acontecer nestas eleições.

         Eu disse que o candidato da prefeitura era o favorito, pois a oposição estava dividida e realmente minha análise foi correta. Eu disse que Givaldo Cavalcante partia como o segundo colocado, porém ele precisava melhorar sua performance na cidade, onde ele era fraco, se assim conseguisse ele era quem ia disputar com o candidato da prefeitura estas eleições, infelizmente ele não conseguiu mobilizar a cidade a seu favor e seu projeto fracassou. Eu disse que Dr. Edézio cresceu muito com a chegada de Judite como vice, e que era forte na cidade e precisava melhorar na zona rural para disputar com o candidato da prefeitura, e no final da análise disse que ele era o candidato que mais tinha condições de crescer, e realmente a minha análise estava certa, ele foi o candidato que cresceu em todo município e deu trabalho ao candidato da prefeitura.

         DADOS IMPORTANTE QUE DEVEM SER ANALISADOS

        Na eleição de 2016 Danilo teve 15484 votos, portanto nesta eleição o seu candidato João Lucas teve 11316 votos, houve uma redução dos votos de Danilo de uma eleição para outra de 4168 votos. Na eleição de 2016 a oposição teve 8884 votos e nestas eleições 13761 votos, portanto houve um aumento de 4877 votos para a oposição. Isto deveu-se a saída do grupo do sindicato e do grupo dos Ferreiras que tinham apoiado a reeleição de Danilo, também temos de salientar que o candidato não era Danilo.     

         É necessário o grupo de Danilo, recuperar estes votos perdidos, pois ele precisa sair de Bom Conselho com uma grande votação para deputado estadual, para ter chance de ser eleito

         A grande supressa nestas eleições foi Rainha Isabel, pois Danilo foi um bom prefeito para o distrito e tinha o apoio das duas maiores lideranças que é o vereador Chico Bento e o empresário Né Padilha, no entanto não conseguiu ganhar. O distrito de Logradouro dos Leões berço do prefeito Danilo, deu uma vitória magra a prefeitura. Lagoa de São José foi o distrito com o maior percentual de votos para João.

         Embora Danilo tenha feito um bom governo nestes 8 anos, existem coisas que devem mudar de agora em diante, pois a oposição cresceu muito nestas eleições. Danilo tem tudo para ser eleito deputado estadual em 2022. Porém isto passa pelo desempenho do prefeito João Lucas a frente da prefeitura. É necessário ser humilde, sentar com seu grupo e analisar o resultado, com inteligência e imparcialidade.

         É necessário que nos 100 primeiros dias de governo de João Lucas ele deixe as pontes pintadas, as praças reformadas, ou seja, faça uma maquiagem na cidade, deixando-a bonita, com isto ele vai mostrar que tem compromisso com a cidade.

Para fechar a minha análise, digo que essas eleições deixou um grande recado, se a oposição realmente quer tomar o poder do grupo de Danilo Godoy, tem de deixar de lado projetos pessoais e se juntar a um projeto de Bom Conselho, caso contrário, não será fácil tomar o poder, e sinceramente digo, acho muito difícil isto acontecer, pois na hora do “vamos ver”, cada um só pensa em si.

A vitória de João Lucas abre um precedente positivo em nossa cidade, a condição real de podermos ter de novo um deputado estadual, pois com ele na prefeitura, Danilo tem tudo para sair com uma grande votação e com isto fechar com um deputado federal que pode lhes dar 5 ou 6 cidades com o apoio dos prefeitos destas cidades. Realmente Danilo tem reais chances de ser eleito, e vamos torcer e lutar para isto se tornar realidade. Independente do lado político, todo bom-conselhense deve apoiar este projeto político. De minha parte estou pronto para dar meu apoio incondicional a este projeto. Embora tenha votado em João, continuo atento ao que se passa em nossa cidade, e não hesitarei em usar esta coluna para dar apoio a administração, como também para criticar.

                       

                                 ELEIÇÃO DE VEREADOR

     Estas eleições municipais para vereador foi a mais concorrida de toda história política de nossa cidade, tivemos 104 candidatos. Por ser uma eleição que não podia ter coligação entre os partidos para a vereança, ficou mais difícil se eleger, pois, os votos tinham de ser do próprio partido para chegar ao coeficiente.

  Tivemos a renovação de cinco vagas (40%), praticamente a média de todas as eleições. Tivemos a vereadora Márcia do Angico não sendo eleita e para a zona rural não ficar sem representante Gilmar de Lagoa Grande foi eleito. 

O ex-vereador Deda voltou - o ex-vereador Geninho Tavares voltou - o sindicato que tinha em Felipe Tuna (não eleito) seu representante, elegeu Jaime Cabral e continuou com uma vaga na câmara - a eleição de Robério Paes é muito bem vinda, pois, o mesmo é uma pessoa muito bem esclarecida e vai acrescentar muito o nível desta casa - uma surpresa foi a grande votação do meu amigo e contemporâneo  Alípio Soares - a vereadora Léa está “grande parlamentar”, mais uma vez vai representar valorosamente o povo de Papacaça - o vereador Zé Nilson com um trabalho espetacular na saúde foi o segundo mais votado - o vereador Arlanzinho da Barra continua firme no seu trabalho no Distrito de Barra do Brejo e na zona rural do agreste de nossa cidade e foi reconhecido com uma boa votação - o vereador Neto Ferreira foi reeleito, porém com uma votação muito abaixo do esperado - o vereador Gilmar Soldado o principal nome da oposição em nossa cidade teve uma boa votação para que continue seu trabalho, porém “tem de deixar de lado as críticas pessoais e se concentrar em criticar administrativamente” – o vereador Chico Bento se reelegeu, porém não conseguiu dar a vitória do seu candidato João Lucas na Rainha Isabel – a vereadora Sandra Tenório nos surpreendeu com uma votação de 1702 votos sendo a grande vencedora nestas eleições, com um trabalho equilibrado e eficiente a frente da câmara municipal aonde é a presidente. 

E para finalizar, quero sinalizar que a participação feminina caiu de cinco vereadora para apenas duas, isto é muito ruim, pois a maior parte do eleitorado é feminino. Danilo Godoy foi o grande vencedor destas eleições, fez 9 dos 13 vereadores, colocou um jovem de 22 anos e conseguiu eleger, provando que é hoje um dos mais importante político de nossa cidade de todos os tempos, se conseguir ser eleito deputado estadual, entrará no rol do cinco maiores político de nossa terra – Coronel José Abílio – Gervásio Pires – Manuel Luna  e Walmir Soares.

     Esperamos que todos os eleitos, prefeito e vereadores tenham uma grande atuação em prol de nossa cidade.

Postar um comentário

0 Comentários