SAÚDE HUMANA: DIREITO CONSTITUCIONAL GARANTIDO, ATO DE CARIDADE CRISTÃ - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

SAÚDE HUMANA: DIREITO CONSTITUCIONAL GARANTIDO, ATO DE CARIDADE CRISTÃ

Coronel Bilica e Dr. Mozart Escobar
A Carta Magna Cidadã garantiu esse direito através do SUS (sistema único de saúde), para as pessoas de pouca renda familiar que não podem custear a rede privada hospitalar.

O direito à saúde está normatizado pela Constituição da República Federativa do Brasil, que especifica como a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco à doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. 
Coronel Bilica e Luiz do Society

A saúde é um direito social fundamental,um bem jurídico, que está atrelado ao direito à vida e à dignidade da pessoa humana.

A saúde deve ser priorizada nos governos federal, estaduais e municipais, independente de idealismo político, pois não é mais considerada como ausência de doença, e sim como completo bem estar físico, mental e social das pessoas. A Carta Magna Cidadã garantiu esse direito através do SUS (sistema único de saúde), para as pessoas de pouca renda familiar que não podem custear a rede privada hospitalar.

É inadmissível, no século XXI, em pleno estado democrático de direito, que as mulheres bonconselhenses não consigam parir seus bebês dentro do nosso hospital municipal, sendo transferidas para municípios como Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Palmares, entre outros; levando sofrimento a essas gestantes em trabalho de parto, tanto na demora com o atendimento quanto no desconforto com o deslocamentos, chegando a percorrer mais de 100 km.

Como o seu avô José Gico ajudou ao padre Alfredo a salvar vidas de mulheres e seus bebês no século passado, com a criação da maternidade Mãe Sertaneja na rua do Caboje, o coronel Alexandre Bilica tem no seu plano de governo montar uma equipe de obstetrícia, com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, a fim de que as mulheres da terra do papacaça voltem a ter seus bebês no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso e tenham seus filhos naturalizados como bonconselhenses. No momento essas crianças ficam naturalizadas nos municípios que não têm qualquer vínculo familiar, obedecendo o ordenamento jurídico brasileiro.

O coronel Alexandre Bilica também tem no seu plano de governo realizar convênio entre o hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso e o Real Hospital Português do Recife, para realização de exames e cirurgias para os bonconselhenses. 

Para isso, vai contar com sua amizade pessoal com o Dr. Mozart Escobar, um dos melhores cirurgiões cardíacos do Norte/ Nordeste, que tem sua clínica dentro do Hospital Português, e já salvou várias vidas de pessoas de Bom Conselho, com cirurgias de ponte safena, mamária e outras cardiopatias. 

Através de sua amizade com Dr. Escobar, Bilica conseguiu intermediar a cirurgia cardíaca do nosso amigo Luís, que foi um sucesso, com a graça de Deus.

Fotos e texto: Coronel Alexandre Bilica

Nenhum comentário: