MINHAS VIAGENS, MINHAS HISTÓRIAS E OS LUGARES INESQUECÍVEIS QUE CONHECI - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 8 de agosto de 2020

MINHAS VIAGENS, MINHAS HISTÓRIAS E OS LUGARES INESQUECÍVEIS QUE CONHECI

Um dos atrativos turísticos mais conhecidos da Paraíba e do Brasil. Para chegar ao Lajedo de Pai Mateus, basta se deslocar até a cidade de Cabaceira, conhecida como a Roliúde Nordestina.

Castelo de Engady é uma edificação localizada nos arredores da cidade de Caicó. Construída pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, para ser um local de recolhimento, estudos, meditação e oração. Devido a sua arquitetura rústica em contraste com a aridez do local onde foi edificada, mostra-se como um local misterioso e místico, despertando o interesse de pessoas de vários lugares. Engady significa lugar isento de maldade.

Numa única viagem pelo semiárido nordestino, conheci duas cidades que o cinema é o grande inspirador para tantos atores brasileiros. São Mamede, no sertão paraibano, próxima da cidade de Patos, tem vocação para o cinema, a prova disso é a quantidade de produções cinematográficas produzidas na região.

Quando passamos pelo último município pernambucano chamado de Brejinho, logo entramos no estado da Paraíba e nos deparamos com a minúscula cidade de Teixeira. Por lá, antes de descer a serra e entrar no Vale do Espiara, encontramos a mística Pedra do Tendó.

Antes de passar pelo Vale do Espiara, onde fica a cidade de São José de Espiaras, tem um atrativo turístico que é a pedra do Tendó, onde na lateral tem um restaurante rústico que serve uma deliciosa carne de bode, guisada ou assada a brasa.

Antes de chegar na cidade de Cabaceiras, cariri paraibano, há vários sítios arqueológicos, como por exemplo o Lajedo do Bravo.

As formações rochosas estão por todos os lados. Os lajedo do Bravo e Pai Mateus são lugares que você vai e não quer voltar, diante de tanta beleza natural.

Minha casa é a estrada, minha vila são os destinos. Aí estamos voltando a Paraíba. Entroncamento em forma de "T" entre as BR-230 e BR-412, entre os municípios de Pocinhos e Boa Vista no estado da Paraíba. Há um posto da Polícia Rodoviária Federal localizado na BR-230 no sentido Leste (em direção a Campina Grande).

Quem vem do eixo Rio-SP e quer ir seguir para o sertão do Cariri paraibano ou sertão do Seridó no Rio Grande do Norte, tem que passar por essa praça, distante 70 km do centro de Campina Grande.

As geoformas dos rochedos graníticos do Lajedo de Pai Mateus, indiscutivelmente sempre nos deixam com perguntas sem respostas. Nessa rocha onde estou, famosas modelos de grifes internacionais já fizeram registros fotográficos para muitas revistas do ramo. A modelo Isabeli
Fontana esteve nessa rocha.

O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba, Brasil. Tem aproximadamente 1,5 km² e cerca de cem grandes pedras arredondadas que se destacam sobre a superfície ligeiramente convexa e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.

O pôr do sol no lajedo de Pai Mateus nos proporciona imagens como essa.

Qual a explicação dessa rocha ficar assim? a grande quantidade de blocos e matacões se assemelha a um “mar de bolas” no coração do Sertão do Cariri. Matacões, diga-se, são grandes pedras arredondadas trabalhadas continuamente pela erosão.


Os blocos do Pai Mateus têm diferentes graus de arredondamento e “são compostos por monzogranitos/granodioritos porfiríticos de granulação grossa, não raro, com enclaves dioríticos associados”, define Lages.

O nome que batiza o lajedo se explica por uma lenda bem conhecida nas redondezas do sítio arqueológico. Conta-se que um ermitão que vivia na região no século XVIII nada cobrava pelas curas que realizava e pedia apenas comida em troca do bem que fazia a quem o procurava. Pai Mateus era o seu nome.

Estudos atribuem as pinturas aos índios cariris, que habitaram a região há 12 mil anos. De acordo com o historiador Irenei Joffi ly, na obra Notas Sobre a Paraíba, os cariris ocupavam um território vasto, desde o planalto da serra da Borborema – onde está assentado o município de Cabaceiras – até os limites com o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Me senti um ermitão chegando na caverna. Os blocos rochosos tem um acabamento que mais parece ação da mão humana ou até mesmo ação do vento e da água.

O Lajedo de Pai Mateus é registro de um tempo distante. Sobre a formação rochosa de 1,5 quilômetro quadrado, que se assemelha a um prato fundo virado para baixo, há mais de 100 pedras. Cada uma chega a pesar 45 toneladas. Esses blocos arredondados de granito são marcas do clima e guardam rastros do homem no Sertão do Cariri, na Paraíba.

Das poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes (Devil’s Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia ) esta é sem dúvida a mais bonita e intocada

Para os geólogos que estiveram nesse lugar místico, a grande quantidade de blocos e matacões se assemelha a um “mar de bolas” no coração do Sertão do Cariri. Matacões, diga-se, são grandes pedras arredondadas trabalhadas continuamente pela erosão.

Por fim, viajar faz um bem danado...

Nenhum comentário: