SERROTE DO VENTO EM ESTRELA DE ALAGOAS ESTÁ FECHADO PARA VISITAÇÃO DURANTE QUARENTENA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 10 de abril de 2020

SERROTE DO VENTO EM ESTRELA DE ALAGOAS ESTÁ FECHADO PARA VISITAÇÃO DURANTE QUARENTENA

O serrote do Vento é um maciço rochoso localizado na zona do município de Estrela de Alagoas, é comum toda sexta-feita da Paixão aglomerar centenas de pessoas no seu arredor e muitos fazem a subida até o topo que marca mais de 600 metros de altitude, como uma romaria, devoção, pagamento de promessas, etc. Nesse ano, devido a pandemia do coronavírus foi fechado para visitação.

Esse blogueiro e trilheiro já subiu o topo do serrote do Vento pelo menos umas três vezes, onde durante sua subida você supera seus limites físicos. De cima, marca-se aproximados 650 metros de altitude. Na última vez, em 2019, fiz uma trilha a pé de 11 km (da serra das Pias para o topo do Serrote). Já tínhamos programado uma nova subida, mas como teve essa proibição, fomos obedecer a quarentena e a solicitação das autoridades.

Vendo o serrote do Vento de frente, ficamos a imaginar seu surgimento há milhões de anos. Essa formação rochosa fica na linha limítrofe de Alagoas com Pernambuco. Na imagem acima vemos uma bifurcação, onde, para a direita a estrada da terra segue em sentido para o sítio Mocós, zona rural de Bom Conselho/PE e para a esquerda a estrada da acesso aos município de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão.

O serrote do vento pertence a família Siqueira. O proprietária das terras onde está o Serrote do Vento é o senhor Benedito Belisário. A camada rochosa que forma o serrote é toda de rochas sedimentares. Esse afloramento rochoso tem o formato de um vulcão, rodeado de vegetação puramente de caatinga. Somente que já subiu até o seu cume, entenderá o que cito aqui. Esse atrativo turístico é muito visitado durante o ano todo, mas seu auge é justamente no período de Semana Santa...
Vamos aguardar o próximo ano!



Nenhum comentário: