A INVASÃO DO RIO IPANEMA NO RIO SÃO FRANCISCO DEVIDO AS FORTES CHUVAS EM SUA CABECEIRA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 30 de março de 2020

A INVASÃO DO RIO IPANEMA NO RIO SÃO FRANCISCO DEVIDO AS FORTES CHUVAS EM SUA CABECEIRA

Chegou na redação do Blog do Poeta essa imagem feita por um dono de um restaurante as margens do rio São Francisco e que fica também na lateral do rio Ipanema. Vejam na imagem acima que literalmente o rio Ipanema invadiu o leito do Velho Chico. No outro lado está a comunidade de Ilha do Ouro que pertence ao município de Poço Redondo, Sergipe.

Na imagem acima está a correnteza forte do rio Ipanema que pelo município de Águas Belas. Essas imagens foram registradas nessa manhã de segunda-feira, 30/03.

A nascente do rio Ipanema se situa no município de Pesqueira. Seu curso percorre parte dos estados de Pernambuco (aproximadamente 139 km) e Alagoas, na direção norte-sul, até desaguar no rio São Francisco.

Os donos de restaurantes estão no prejuízo por dois motivos, a quarentena contra o coronavírus e a enchente do rio Ipanema, que deixa a população do povoado de Barra do Ipanema, que é uma colônia de pescadores, em alerta devido a força do encontro dos dois rios.

Os ribeirinhos sofrem com a falta de gente frequentando a comunidade que vive da pesca e da travessia de pessoas pelo Velho Chico. 

ANOTE Aí
Seus principais afluentes são: pela margem direita, riacho do Mororó, riacho Mulungú, riacho do Pinto, riacho Mandacaru e rio Topera; e, pela margem esquerda, rio dos Bois, riacho da Luíza, rio Cordeiro e rio Dois Riachos.

O rio Cordeiro é o principal tributário do rio Ipanema, cuja nascente se localiza no município de Venturosa.


Alguns dos municípios da bacia do Ipanema têm seus limites definidos por cursos d’água: Tupanatinga, pelos riachos do Pinto e Mandacaru; Itaíba, pelo riacho Mandacaru e o rio Ipanema; Águas Belas, pelo rio Ipanema, rio Cordeiro, riacho do Defunto e rio Dois Riachos; e Iati, pelo rio Dois Riachos.
A cidade de Poço das Trincheiras com as enchentes do rio Ipanema fica em alerta também, conforme ver a imagem. Distante dai, cerca de 11,5 km está a cidade de Santana do Ipanema, por onde passa o rio Ipanema e que recebe água de um afluente identificado como rio Camuxinga.

A BACIA DO RIO
A bacia do rio Ipanema apresenta uma área de 6.209,67 km², que corresponde a 6,32% da área do estado.

Os municípios pernambucanos totalmente inseridos na bacia são Águas Belas e Pedra.


Aqueles que apresentam sua sede na bacia são Alagoinha, Buíque, Iatí, Itaíba, Pesqueira, Saloá, Tupanatinga e Venturosa, enquanto os parcialmente inseridos na mesma são Arcoverde, Bom Conselho, Caetés, Ibimirim, Manari e Paranatama.

FOTOS: Washington do Restaurante Recanto's Bar

Nenhum comentário: