LAMPIÃO E O CONFRONTO SANGRENTO NA SERRA GRANDE EM CALUMBI - O DIA QUE ELE PROPÔS SER O GOVERNADOR DO SERTÃO DE PERNAMBUCO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 29 de dezembro de 2019

LAMPIÃO E O CONFRONTO SANGRENTO NA SERRA GRANDE EM CALUMBI - O DIA QUE ELE PROPÔS SER O GOVERNADOR DO SERTÃO DE PERNAMBUCO

O poeta esteve em junho de 2019 visitando essa região de Calumbi e Carnaíba, especialmente a serra da Matinha...
A Batalha da Serra Grande que foi travada no dia 26 de novembro de 1926, na cidade de Calumbi (PE), é considerada a maior vitória do bando de Lampião. Nela, o Rei do Cangaço demonstrou sua expertise e sagacidade, enfrentou toda a elite da polícia pernambucana.
A Polícia contava com 350 soldados, contra 116 cangaceiros. Num confronto que começou às 8:00 da manhã e foi concluído às 17:00 horas, o saldo foi o seguinte: 10 mortos e 14 feridos, entre as forças policiais. Nenhum cangaceiro saiu ferido.
Após o confronto, onde Lampião e seus Cabras saíram vitoriosos, uma carta foi enviada ao governador da época, Sérgio Teixeira Lins de Barros Loreto, onde Virgulino Ferreira fez uma proposta para que ele se tornasse o "Governador do Sertão" e o governador comandar todo o lado do litoral.
No vídeo a seguir você entenderá mais sobre essa passagem da vida do maior cangaceiro do Brasil, Virgulino Ferreira, que sentiu-se injustiçado pelo juiz da antiga Vila Bela, hoje, Serra Talhada, sertão do Pajeú.
ASSISTA O VÍDEO E VEJA COMO FOI O CONFRONTO!

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE