O VALE DO CATIMBAU VISTO POR UM OLHAR DIFERENTE PELO BLOGUEIRO E TRILHEIRO CLÁUDIO ANDRÉ - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 6 de outubro de 2019

O VALE DO CATIMBAU VISTO POR UM OLHAR DIFERENTE PELO BLOGUEIRO E TRILHEIRO CLÁUDIO ANDRÉ

O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é um parque nacional brasileiro do estado de Pernambuco. Estarei sendo um nômade por alguns dias nesse paraíso terrestre.

Criado em 22 de agosto de 2002, o parque nacional do Vale do Catimbau, abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. O parque é o segundo do estado.

É formado por montanhas de topo suave, acredita-se que o nome Catimbau provenha de "morro que perdeu a ponta". Entre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales abertos. É uma região de intensa erosão. 

As formações geológicas do Vale do Catimbau são compostas de arenitos de diversas cores e tipos que datam de mais de 100 milhões de anos. Apresenta cerca de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério. 

Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6 000 anos. 

Os pesquisadores acharam 27 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí. 

Um dos sítios arqueológicos mais importantes é o de Alcobaça, localizado em um paredão rochoso em forma de anfiteatro. As pinturas rupestres nesta localidade foram efetuadas por distintos grupos étnicos de épocas também distintas, apresentando diversidade nas técnicas e estilo de pintura. 

Dentro do parque há diversos pontos de visita, inclusive a Pedra Furada. Acredita-se que há milhares de anos o local onde fica a Pedra Furada era coberto pelo oceano e que a pedra se furou a partir da erosão causada pelo vento e pela água das chuvas. 
O Vale do Catimbau possui elevações com altitude de 900 metros. No lado direito está a pedra do Cachorro.


O cemitério indígena é um dos atrativos do Vale do Catimbau, que fica há 10 km do centro da cidade de Buíque.

Cachimbo pequeno apagado, práticas de feitiçaria e lugar de cobras. Tudo isso é o que significa Catimbau em tupi. O vale que carrega o mesmo nome e fica localizado a 283 quilômetros do Recife, em pleno Sertão Pernambucano, também é assim: esconde grandes surpresas e curiosidades. 

Nos próximos dias estaremos com uma série de reportagens sobre o Vale do Catimbau, onde estarei vivenciando o dia-a-dia dentro do vale. Serão 05 dias de muita aventura. Por esses dias estarei sendo um nômade dentro do segundo maior parque nacional do Brasil. Malas prontas, ferramentas tecnológicas na mão, enfim, aguarde todo o documentário.



Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE