O PÔR DO SOL VISTO DA FAZENDA MORRO GRANDE NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 11 de agosto de 2019

O PÔR DO SOL VISTO DA FAZENDA MORRO GRANDE NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO

O que dizer de um pôr do sol desse? Valeu todo esforço durante a trilha da serra do Morro Grande. Ser contemplado com um entardecer desse não é para qualquer um. Fiz esse registro com o espírito renovado.

Por esse ângulo dentro de um plantio de capim braquiária tivemos a visão da cordilheira onde fica a serrinha da Prata, Iatecá e a cidade de Saloá.

Numa altitude acima dos 700 metros a vista panorâmica é sensacional. Uma mistura de vegetação de caatinga com brejo de altitude deixa a serra do Morro Grande ainda mais bonita.

Por todos os lados na redondeza da serra do Morro Grande há rochas sedimentares e muitas escondida no meio da caatinga. São vários lajeiros espalhados na propriedade de família Ferro.

Por essa imagem você pode perguntar, que local é esse? Pois bem, após o sítio Areias, seguindo em frente em linha reta, você vai se deparando com uma planície que margeia a chapada do Morro Grande. Entre essas duas serras na imagem acima está a estrada vicinal que liga os município de Bom Conselho a Iati.

Por esse lado, está no horizonte a serra dos Mares, distante de Bom Conselho 36 km. Em toda essa região norte do município há muitas áreas descampadas e vegetação de caatinga.
O serrote do Vento é outra serra que é encoberta pela vegetação de caatinga, onde você encontra muita jurema, catingueira rasteira, cactos e rochas sedimentares.

Por dentro da vegetação arbustiva você encontra as árvores que são muito semelhantes na aparência. Os arbustos diferem das árvores, pois não possuem um único tronco, claro, mas vários pequenos troncos, que surgem perto do nível do solo.

Arbustivos são lugares que contém muitos arbustos (plantas lenhosas que são menores que as árvores). Os campos arbustivos possuem um ar agradável de se respirar.

Por essa imagem panorâmica, os arbustos estão toda a região da serra do Morro Grande.

Observamos também durante minha caminhada pelas terras da fazenda Morro Grande que existe vegetação heterogênea, justamente aquela que é constituída de grande variedade de espécies de plantas nativas da caatinga.

De acordo com as teorias de botânica se pode dizer que a vegetação arbórea é classificada como grupo de espécies constituídas por árvores de grande porte. Estão presentes principalmente nas florestas e matas, diferentemente do que vimos na Chapada do Morro Grande em Bom Conselho.

Percebeu a geometria da cerca que divide as propriedades? Nessa área há o plantio do capim braquiária que serve para a engorda e aumentar a produção do gado leiteiro.

Finalizando meu dia de pesquisas fui abençoada por esse entardecer na fazenda Morro Grande. Eu, particularmente, esperava registrar um pôr do sol com ele bem arredondado e amarelado... Não aconteceu como eu queria... Até chegue a desabafar dizendo "o sol se escondeu".

As coisas acontecem do jeito que o Criador do Universo quer. Os planos de Deus não são iguais aos nossos. Mas, de qualquer maneira o sol mesmo escondido por trás de uma nuvem que de repente apareceu, deixou a imagem ainda mais bela. É como se a natureza me desse esse presente que não somente as lentes de minha câmera alcançasse, mas meus olhos também.


QUER SABER MAIS?

ACESSE NOSSO PORTAL DE TURISMO

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE