A EXPRESSÃO DOS QUE TEM OPINIÃO E QUER LIVRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO PAÍS - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 20 de agosto de 2019

A EXPRESSÃO DOS QUE TEM OPINIÃO E QUER LIVRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO PAÍS


DIREITO À INFORMAÇÃO
‘Apagão’ de dados é risco para toda a sociedade: queremos mais transparência e respeito à ciência
A ARTIGO 19, em uma ação conjunta com outras organizações, escreveu uma nota sobre a preocupante tendência do atual governo de contestar, sem base científica, dados produzidos por agências do próprio governo e institutos de pesquisa de sólida reputação. 
A nota alerta para os riscos da interrupção de estudos científicos e mudanças em metodologias há anos aplicadas para apoiar políticas de interesse público, como as de preservação ambiental e de combate ao desmatamento.

#ALERTA
Atropelamento e morte de integrantes do MST em Valinhos é grave e demanda resposta urgente
Na quinta-feira, dia 18 de julho, uma camionete em alta velocidade avançou contra várias pessoas durante uma manifestação, vitimando entre os feridos um integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra conhecido como Luiz Ferreira. 
É fundamental que as investigações e responsabilização aconteçam de maneira célere, de modo a dar uma resposta adequada aos integrantes do MST, aos familiares do senhor Luiz, aos feridos e à sociedade, coibindo a permissividade em relação a situações de tamanha gravidade. 

AÇÃO CONJUNTA
Chamado internacional em defesa da liberdade de imprensa no Brasil em meio aos ataques contra jornalistas do The Intercept 
A ARTIGO 19 se soma nesse chamado realizado pela Repórteres sem fronteiras e outras 24 organizações defensoras da liberdade de imprensa e dos direitos humanos em repúdio a onda de ataques e ameaças contra os jornalistas da agência de notícias The Intercept Brasil. A liberdade de imprensa e de informação são os pilares da democracia, elas transcendem diferenças políticas e devem ser a garantidas e protegidas. 

ATAQUES CONTRA JORNALISTAS
ARTIGO 19 repudia ataques às jornalistas Miriam Leitão e Isadora Peron 
A ARTIGO 19 vem a público expressar total repúdio aos ataques do Presidente da República às jornalistas Miriam Leitão, apresentadora da TV Globo, e Isadora Peron, repórter do Jornal Valor Econômico. Os dois casos recentes são emblemáticos em relação a uma prática de intimidação que atinge comunicadores e, em especial, as mulheres comunicadoras e defensoras de direitos humanos no Brasil. 

CHAMADA ABERTA
ARTIGO 19 recebe propostas de intervenções artísticas sobre direito de protesto até 18 de agosto 
A ARTIGO 19 vai apoiar iniciativas de intervenções artísticas no espaço público que tratem da importância do direito de protesto e de coibir a violência policial e outras violações em manifestações. As bolsas podem ser de R$ 5 mil ou R$ 10 mil reais e as intervenções devem ser executadas até o final do mês de outubro de 2019. 

DECISÃO ARBITRÁRIA
Organizações repudiam decisão do TJPE que determinou remoção de conteúdo de blog e proibiu publicações futuras 
A ARTIGO 19, em nota conjunta com a Abraji, Intervozes, Instituto Vladimir Herzog e Repórteres sem fronteiras, manifesta repúdio a uma decisão do Tribunal de Justiça do Pernambuco que determinou a remoção total de oito matérias e ainda proibiu publicações futuras de textos sobre um conflito envolvendo o Restaurante Leite, conhecido como o mais antigo do Brasil. 

RECOMENDAÇÕES
Estados precisam adotar ações concretas de proteção a comunicadores, reforçam dezenas de organizações em recomendação
36 organizações, que incluem a ARTIGO 19, apresentaram 11 recomendações aos Estados que participaram da Conferência sobre Liberdade Global de Mídia. 
O grupo, que atua com milhares de jornalistas e comunicadores, afirmou que novas promessas só serão dignas de confiança se os Estados realizarem imediatamente ações urgentes, como: libertar todos os comunicadores presos; parar os assassinatos, ataques e a estigmatização de comunicadores; investigar e processar devidamente todos os casos de assassinatos de comunicadores. 

DIVERSIDADE DE VOZES
Especial Mulheres de expressão: liberdade de expressão e comunicação
No dia 25 de julho, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para contribuir com discussões importantes na data, a ARTIGO 19 produziu uma série de entrevistas com mulheres comunicadoras, que reúnem a potência de quem utiliza o seu protagonismo frente às discussões sobre discriminações de gênero, raça e classe e outros temas na comunicação. 
As entrevistas reforçam que só se tem a liberdade de expressão efetivada quando múltiplas vozes rompem as barreiras estruturais e se fazem presentes no debate público.

por Artigo 19

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE