CONHEÇA A FAUNA E A FLORA DO VALE DO SALGADINHO DE BOM CONSELHO/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 20 de julho de 2019

CONHEÇA A FAUNA E A FLORA DO VALE DO SALGADINHO DE BOM CONSELHO/PE

Dias atrás, a saga foi chegar na Cachoeira do Poço Escuro. Foi quase 02 horas de caminhada entre o distrito de Lagoa de São José e as comunidades do Salgadinho e Salobrinho, para chegarmos na cachoeira. Andamos por uma vegetação de caatinga e descemos os 717 metros de altitude da serra de Maria Bié.

Atravessando riachos, capinzais, espinheiros e fomos curtindo a natureza. A região serrana que inteliga Lagoa de São José ao estado de Alagoas, tem muitas nascentes e pelo menos três cachoeiras temporárias, que durante esse período de chuva deixa o meio ambiente ainda mais bonito.

Com meu amiguinho Islane, filho do casal Isaque e Fernanda, da Lagoa de São José, fizemos uma grande trilha ecológica. Na minha idade que tem o Islane, sempre gostei de andar pelo mato, em pleno contato com a natureza.

Rodeado de plantas nativas da caatinga, fomos entendendo como funciona o bioma. A fauna e a flora que ficam no Vale do Salgadinho é de encher os olhos com sua diversidade.

E num parada na Grota da Jiboia, encontrei esse sapo cururu, calmo, no canto dele, cantando, olhos arregalados e ficou observando quem estava passando pelo habitat dele. Se batemos um papo? Aí já é outra história...

Bom, para chegar na Cachoeira do Poço Escuro, fomos pelo leito do riacho do Salgadinho. Fomos vendo muitas rochas com suas geoformas, a correnteza suave e ouvindo atentamente o cantar dos pássaros que embeleza aquele vale...

Há pelo menos três anos passados quando fui conhecer a Cachoeira do Poço Escuro, as rochas estavam cobertas pela quantidade d'água que escorria pelas rochas, mas como esse ano choveu menos de 300 mm, a água acumulada é resultado da pequena correnteza que se formou. Mesmo assim, o lugar é sensacional. O seu paredão rochoso com mais de 80 metros de altura e sua vegetação no entorno é uma terapia para a alma.

QUER SABER MAIS?

Acesse no portal de Turismo


Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE