
Nas minhas andanças pelo meio do mato, encontrei a CRATEVA TAPIA, ou simplesmente, TRAPIÁ, em Tupi Guarani o nome quer dizer fruta de anta, por ser uma fruta muito apreciada por este animal.

O trapiá é um espécie de árvore sendo o único membro do gênero monotípico Crataeva, pertencente a família Capparaceae. É uma espécie nativa das américas, podendo chegar a 25m de altura e uma copa de até 20m de diâmetro e muito resistente a seca, podendo ficar em solo arenoso.

A fruta pode ser consumida em natura, pode-se ser usada para enriquecer sopas e legumes, sua casca tem um leve cheiro de alho e o chá do entrecasco é usados na medicina popular como febrífugo, antidisentérico, estomáquico e tônico. As folhas é usado contra asma, inflamação, irritação na garganta e calmante, a seiva como analgésico dental e o suco contra hemorróidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."