O ENTARDECER NO SERTÃO DO PAJEÚ PERNAMBUCANO... O QUE DIZER DELE? - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 6 de novembro de 2018

O ENTARDECER NO SERTÃO DO PAJEÚ PERNAMBUCANO... O QUE DIZER DELE?

O que dizer quando o dia vai embora e deixa o tempo assim? Esse entardecer eu registrei no sertão da Paraíba no último final de semana.

Depois de fazer um registro fotográfico na pedra e caverna do Morcego, na divisa dos estados da PB/PE, foi hora de descansar um pouco da grande aventureira.

Com uma turma alegre e disposta, fizemos a trilha por dentro da caatinga na comunidade de Novo Pernambuco. A caminhada de 40 minutos serviu para deixar os  trilheiros ainda mais empolgados.

Não importa o caminho, quem faz a rota certa ou não somo nós. A vegetação de caatinga e a alta temperatura serviram de "combustível" para continuar a caminhada em terras paraibanas. Mesmo com obstáculos, a trilha foi muito especial.
Quando fiz essa imagem, tive a certeza que sairia muito bonita. Mas, quando a vi no meu notebook, confesso que fiquei admirado com tanta beleza, pura manifestação da natureza feita pelas mãos do Criador do Universo.






A pedra do Cachorro é outra geoforma que fica na comunidade de Novo Pernambuco. A cada passo durante a trilha que fizemos, mais manifestação do meio ambiente iria surgindo em nossa frente.

Serra da Colônia, povoado de Silvestre, Tavares, Paraíba
Serra (do termo latino serra) é o conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, que se assemelha, portanto, a uma serra (ferramenta). O termo é, frequentemente, aplicados a escarpas assimétricas que possuem uma vertente mais inclinada e outra menos inclinada.

O dia indo embora, e a sensação de dever cumprido se mistura com a energia do por do sol, se transforma numa sensação de muita liberdade.

Por do sol (também chamado de sol-por, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite. Pode ser considerado como um processo inverso do nascer do Sol, que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste, iniciando o dia.

No povoado de Novo Pernambuco-Silvestre, onde divide os municípios de Carnaíba/PE e Tavares/PB, tem essa igreja de Nossa Senhora do Carmo, padroeira das comunidades. Fiz essa imagem justamente quando o sol começou a se pôr.

Enquanto trafegava pela estrada vicinal entre Novo Pernambuco e o sitio de Queimadas, zona rural de Quixaba, na divisa com a Paraíba, fui tendo o privilégio de ser abençoado com esse lindo entardecer, uma mistura do fim do dia com o início da noite.

Passando pela zona rural do município de Quixaba/PB, fiz questão de parar o carro e registrar essa capela que serve de ponto religioso para a comunidade.

O povoado de Novo Pernambuco pertence ao município de Carnaíba, sertão do Pajeú. Por lá, mora menos de mil pessoas e está na divisa com Tavares, cidade paraibana.

A noite foi chegando e a comunidade de Queimadas, na zona rural de Quixaba/PB, demonstrou um simples e pacato vilarejo, onde todos os moradores são praticamente da mesma família.

Terra seca, vegetação de caatinga, sol escaldante, tudo junto deixa o lugar com cara de semiárido, onde os moradores da região são desafiados a suportar tais situações. Nesse local, a maioria ou quase sua totalidade vivem do Bolsa Família.

Para mim pouco importa os obstáculos, fazer o que se gosta é uma eterna aprendizagem. A cada trilha que faço, em cada lugar que visito, nos enche de experiências e conhecimentos. Um dia poderei a contar a meus netos toda essa saga.

A mesorregião do sertão paraibano é uma das quatro mesorregiões do estado brasileiro da Paraíba. Ela é composta por 83 municípios agrupados em sete microrregiões.

A microrregião do Pajeú, ao norte do estado de Pernambuco, é composta por dezessete municípios, tem clima semiárido na maioria de seu território, sendo exceção a área de brejo de altitude, que compõe, por exemplo, a cidade de Triunfo, ponto mais alto do estado com mil duzentos e sessenta metros.

Carnaíba é um município brasileiro localizado na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Sua população estimada no ano de 2017 era de 19.440 habitantes, sendo o 6º município mais populoso da Microrregião do Pajeú. Nessa foto que fiz está a divisa do município com o estado da Paraíba.

Ao chegar na pedra do Morcego, a gente percebe que no lajeiro que tem várias rochas em cima, há geoformas de pegadas, e ao mesmo tempo da para perceber que por ali há milhares de anos houve algum tipo de atividade vulcânica.

Bom, nesse tour pelo sertão do Pajéu em Pernambuco e por algumas cidades sertanejas da Paraíba, pude tranquilamente mostrar um pouco da geografia e história da região.

Da próxima postagem em diante, o assunto será o Cangaço, onde fotos e vídeos foram produzidos na cidade de Serra Talhada, terra natal de Virgulino Ferreira - Lampião.

Aguardem!

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE