Bottom Article Ad

PEDRA DO NAVIO: UM ESPETÁCULO DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE PARANATAMA-PE

O município de Paranatama, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem uma beleza cravada em seu solo que da gosto de se ver. A Pedra do Navio é uma rocha grandiosa em cima de outras e cada uma com sua geoforma.
A Pedra da Baleia está dentro do Sítio Arqueológico na zona rural de Paranatama, mais precisamente no Sítio Pedra do Navio, há cerca 02 km da rodovia BR-423.
A Pedra Cara de Peixe é outra geoforma encontrada no Sítio Arqueológico Pedra do Navio. Também é fácil localizar pinturas rupestres, marca do homem pré-histórico que provavelmente viveu há 11 mil anos atrás região.
O Projeto Poeta Viagens e Aventuras tem também como objetivo, descobrir o potencial turístico da região do agreste Meridional de Pernambuco. O acesso a esse sítio arqueológico é muito fácil e prazeroso. Entre coqueiros e paredões graníticos fiz esse registro. A Pedra do Navio é uma rocha que fica em cima de outras pedras, onde seu cume chega há mais de 30 metros de altura.
Observando num ângulo de baixo para cima, pude ver que o paredão granítico tem a forma de um casco de um navio, eis o motivo de batiza-la como Pedra do Navio, pena que a ponta da rocha que representaria a "proa" do navio, foi quebrada, ação irresponsável da mão humana.
No Sítio Arqueológico Pedra do Navio tem duas pedras com a geoformas de uma baleia, que impressionam como a natureza caprichou na aparência. A preservação do sítio deve ser constante. Pude ver que falta uma melhor sinalização para se localizar esse lugar turístico e que o acesso seja mais visível e controlado.
O Sítio Arqueológico Pedra do Navio está registrado no Cadastro Nacional dos Sítios Arqueológicos do Brasil. Recomendo que professores, diretores de escolas públicas e privadas levem seus alunos para conhecer essa beleza arqueológica pernambucana.

Postar um comentário

0 Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO