TURISMO ECOLÓGICO: UM PASSEIO PELO VALE DO CAFUNDÓ EM FLORES, SERTÃO DO PAJEÚ/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 9 de abril de 2018

TURISMO ECOLÓGICO: UM PASSEIO PELO VALE DO CAFUNDÓ EM FLORES, SERTÃO DO PAJEÚ/PE

Conhecer o Vale do Cafundó em pleno sertão do Pajeú de Pernambuco, é uma experiência muito prazerosa. Interessante, que segundo moradores dessa região, há tempo que não chovia, daí, logo quando chegamos, ouvimos: "vocês trouxeram as chuvas para nós", quanta responsabilidade.
Com os comunicadores, Carlinhos do Alto (radialista e cantor) e o blogueiro, Cosmo Queiroz, pudemos fazer uma trilha sensacional. Vimos in loco a grandiosidade da fauna e da flora na zona rural de Flores/PE.
As geoformas das pedras, um clima chuvoso, temperatura que variou entre 18 e 27 graus, numa única manhã, respirar um ar puro com cheiro de mato e ter boas companhias, é ser muito privilegiado. Assim, vivi isso nesse final de semana.
O Vale do Cafundó fica na zona rural de Flores, sertão do Pajeú, próximo a divisa dos estados de Pernambuco-Paraíba. Nesse vale, existe um agrupamento de serras com formações rochosas em volta da caatinga.
Seis horas da manhã, caindo uma chuva fininha, contato direto com a natureza, pequenas trilhas de cascalho, nascentes de rios e riachos, assim foi a Trilha da Amizade em pleno sertão pernambucano.
Veja essa imagem que fiz. Como a natureza nos da lições! Uma pedra grande escorada numa pequenina. Refletindo bem, é o que mais vemos nos dias atuais, onde os políticos, por exemplo, escoram-se nos mais pobres e de todos aqueles que vivem à margem da sorte, para terem vantagens.
No meio da vetação de caatinga, uma pedra de cor amarelada, com pinturas rupestres, sinalizando que ali o homem pré-histórico passou por esse lugar há milhares de ano. Era uma maneira de comunicação dos nossos primórdios.
A cada metro andado, fomos descobrindo toda a beleza natural existente e pouca explorada na zona rural de Flores. Fazer a trilha que fiz é uma verdadeira terapia. São as coisas mais simples que nos faz mais forte e encorajados.
Durante esse tour pelo sertão Pajeú, trouxe na bagagem um banco de imagens inesquecíveis. Foram mais de 700 fotos registrada por esse blogueiro. Estaremos a partir desse momento fazendo uma série de postagens.

PATROCÍNIO

Nenhum comentário: