As alterações funcionais do sistema mastigatório pela DTM são muito comuns na população em geral.
Cerca de 60% dos indivíduos apresentam pelo menos um sinal de DTM como o ruído na Articulação Temporomandibular (ATM), e pelo menos 33% sofrem como dor na face ou na ATM (Leeuw, 2010).
Os pacientes com DTM frequentemente se queixam de:
Dor na Cabeça Dor na face e no pescoço
Dor na ATM (próximo ao ouvido)
Cansaço na mastigação
Ruídos na ATM (próximos ao ouvido)
Principais fatores relacionados como causas da DTM:
Trauma
Macrotrauma - direto ou indireto (acidentes de modo geral);
Microtrauma - provocado por traumas de pequena monta, realizados de maneira repetitiva, como hábitos parafuncionais (bruxismo, apertamento dental, etc)
Fatores Fisiopatológicos
Fatores sistêmicos - doenças degenerativas, endócrinas, infecciosas, metabólicas, neoplásicas, neurológicas, vasculares e reumatológicas.
Fatores locais - alteração na viscosidade do líquido sinovial, aumento da pressão intra-articular, estresse oxidativo, etc.
Fatores genéticos - presença de haplotipos associados à sensibilidade dolorosa.
Fatores Psicossociais - ansiedade e depressão
(Leeuw, 2010)
A Clínica Sorrir Mais está realizando tratamento das DTMs de origem muscular e articular, focando uma abordagem multidisciplinar(psicólogo, fisioterapeuta, odontólogo) para que os pacientes tenham um maior controle sobre a doença, tendo em vista que para as DTMs os tratamentos disponíveis visam a estabilização do caso em foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."